Colocação de ladrilhos: alternativas de aspecto rústico

Se aprecia decoração rústica, então vamos mostrar-lhe algumas alternativas para um pavimento de ladrilhos de aspecto rústico.

À venda encontra ladrilhos de fabrico industrial, mas existem diversas alternativas que pode usar como pavimento. Contudo, deve ter em conta as especificidades desses materiais alternativos, ponderando com cuidado as exigências e manutenção de cada um.

A sua técnica de aplicação é em tudo semelhante à aplicação de ladrilhos de cerâmica, sendo que o seu aspecto mais natural os acaba por tornar mais apelativos e de acordo com uma decoração do mesmo género.

Confira as sugestões já abaixo.

Tijolos

A sua aplicação é mais simples se for feita de lado, em especial em casos que se pretende um padrão espinhado. Utilize um pouco de argamassa para os nivelar e acamar, tendo o cuidado de os colocar lado a lado e bem encostados.

Depois da sua colocação, não se esqueça de colocar uma camada protetora no pavimento. Por exemplo, poderá aplicar várias camadas de verniz ou isolante, de modo a isolar a bem a superfície e assim evitar danos.

Lajes

As lajes são uma alternativa fantástica para quem quer apostar numa decoração mais rústica. Oferecem durabilidade e são robustas e resistentes ao desgaste. Outra das suas vantagens é que as pode encontrar nos mais variados tamanhos e formatos, desde os mais regulares até aos mais irregulares e originais. A maior desvantagem é que como têm tendência a possuir superfícies desiguais, será necessário assentar bem com bastante argamassa.

Ardósia

Em primeiro lugar, deve certificar-se que o chão e superfície que irá colocar o pavimento está perfeitamente nivelado. Coloque-os sobre cola, tendo cuidado para evitar que esta passe para a superfície superior do ladrilho, pois para além de ser bastante inestético, também pode originar manchas permanentes e impossíveis de remover.

 

Dicas:

  • Tal como sucede com outro tipo de ladrilhos, quando precisar de cortar formas complicadas, a melhor opção é mesmo recorrer a um turquês para proceder ao corte.
  • Tenha ainda o cuidado de retirar as portas que abrem para a superfície a ladrilhar antes de proceder à colocação dos mesmos.
  • Para deslocar as lajes mais pesadas pode usar um método simples. Coloque duas varas por baixo e empurre a laje como se estivesse em cima de rodas. Traga uma das varas para a frente à medida que vai ficando para trás, enquanto a laje avança.

Como vê, existem boas alternativas para um pavimento de ladrilhos de aspecto rústico. Caso não pretenda fazer a aplicação do pavimento você mesmo, então pode optar por contratar os serviços de trabalhadores especializados.




Deixar Comentário