Colocação de portas de madeira e caixa do correio

Colocação da caixa do correio

Para colocar a caixa do correio  necessita de um buraco grande rectangular e de dois buracos mais pequenos para a prender. Marque as posições destes na porta – no centro ou no fundo ou, possivelmente, na vertical, na couceira da porta. Faça os dois pequenos orifícios (para os parafusos de fixação da caixa do correio) e faça orifícios maiores em cada canto da marcação exterior para começar a serrar com a serra tico-tico. Corte ao longo das linhas marcadas, trabalhando a partir do exterior da porta, para que qualquer falha fique tapada com a placa do correio. Não force a serra, pois a lâmina pode dobrar. Limpe o buraco com uma lima e coloque a caixa do correio.

Tipos de dobradiças

Uma porta sólida de madeira dura terá de ter três dobradiças substanciais: normalmente de 100 mm, embora a maioria das portas de interior possa levar duas dobradiças de 75 mm. Se utilizar dobradiças de latão, use sempre parafusos de latão. Escolha a posição das dobradiças usando uma porta existente como guia de orientação e marque linhas ao longo da extremidade da porta com a ajuda de um esquadro de encosto. Depois, use uma dobradiça ou um graminho da largura da dobradiça para marcar as reentrâncias -cada dobradiça deve ficar embutida para que apenas a articulação fique saliente. Marque também a espessura na frente da porta. Corte as reentrâncias com um maço e um cinzel, cortando primeiro ao longo das linhas com o cinzel na vertical e depois removendo a madeira com o cinzel em ângulo, com o chanfro para baixo para evitar escavar demasiado. Tenha muito cuidado para não ultrapassar a marca desenhada. Quando a dobradiça couber, faça furos guia para os parafusos com uma pequena broca ou com um furador e aparafuse as dobradiças. Encoste a porta à moldura, levantando-a 5 mm, e transfira as posições das dobradiças para a moldura. Corte as reentrâncias da mesma forma, verifique o tamanho, faça furos guia e, com a porta levantada em cima de blocos, fixe as dobradiças à moldura. Verifique se a porta abre e fecha perfeitamente e sem prender na moldura. Se necessário, retire a porta e continue a escavar as reentrâncias das dobradiças ou encha-as com cartão.

Como colocar dobradiças

Marque a dobradiça usando a própria dobradiça como guia. Corte uma reentrância com um cinzel e com um maço de madeira. Limpe a reentrância, trabalhando de lado. Fixe a dobradiça. A dobradiça deve ficar bem instalada na sua reentrância com as articulações salientes.

Tamanho das portas de madeira

As portas existem de tamanhos padrão, mas pode precisar de aparar os lados de uma porta com uma plaina ou as extremidades com uma serra antes de a colocar. Tem de haver pelo menos 3 mm de espaço entre os lados e o topo e 5 mm no fundo. Retire sempre quantidades iguais de cada lado e, se aplainar o topo e o fundo, trabalhe a partir das extremidades em direcção ao centro para evitar que a madeira lasque.

Fechaduras e ferrolhos

A maioria das portas tem um trinco de encosto, desde um mecanismo de mola até uma fechadura de alta segurança. O método de instalação é o mesmo, exceptuando o facto de que, accionado por uma fechadura, necessita de um orifício para a chave. Verifique as instruções e marque a posição da fechadura e os furos do eixo do puxador na porta – algumas portas ocas têm embutido um bloco de madeira para a fechadura. Para a ranhura, faça com uma broca a maior quantidade de orifícios largos que puder dentro da marcação, depois use um cinzel para retirar a madeira em excesso. Coloque o fecho/fechadura no lugar e marque à volta da placa do puxador para que possa escavar a parte da porta onde este vai ficar com um cinzel – pode também ter de escavar o buraco principal. Faça os orifícios para os eixos do puxador com uma broca, verificando o tamanho do fecho ou fechadura e as posições dos puxadores. Coloque o fecho ou fechadura na porta e use-o para transferir a posição dos parafusos para a moldura da porta. Desenhe a linha que delineia a chapa-testa, verificando novamente a sua posição em relação ao batente – se ficar demasiado perto, o fecho não funciona, se ficar demasiado longe, a porta range. Broque e escave as reentrâncias para a placa e aparafuse-a.Verifique o funcionamento do fecho/fechadura; se necessário, reposicione-o.




5 Comments

  1. Marie du Grace da Silva Responder
    • Marie du Grace da Silva Responder
  2. carlos Alberto s do Ramo Responder
  3. Andre Costa Responder

Deixar Comentário