Como aplicar découpage em móveis e outras superfícies

Pode tornar móveis e outras superfícies decorativas mais interessantes se lhes aplicar a técnica de découpage. Através do método da découpage vai conseguir criar na superfície um desenho pormenorizado como se fosse pintado à mão, mas sem ter sido realmente necessário o recurso a tinta.

A découpage é uma maneira divertida e fácil de decorar qualquer objeto, incluindo elementos decorativos de maiores ou menores dimensões. Desde pequenos vasos a grandes peças de mobiliário, as possibilidades são infinitas. O melhor de tudo é que a técnica de decoupage pode ser aprendida muito rapidamente, em apenas alguns passos. Nós mostramos-lhe como com as próximas dicas:

 

 

  1. Prepare os materiais que vai precisar de usar durante o processo de découpage. Pode usar diversos materiais, como cartões, recortes de jornais e revistas, papel de embrulho, sacos de papel, papel de arroz, pedaços de tecido finos ou papel específico para este tipo de manualidades. A escolha dos materiais irá depender dos seus gostos, da necessidade e função da superfície a decorar.
  2. Pode usar pedaços grandes de papel, optar por corta-los em pedaços mais pequenos ou apenas recortar algumas imagens selecionadas, como flores por exemplo.
  3. Antes de começar a colar o material na superfície a decorar faça um planeamento cuidado e avalie primeiro como será a melhor forma de conseguir o efeito que pretende. Se possível tire uma fotografia para ficar com uma ideia precisa do que pretende fazer.
  4. Prepare a superfície onde vai aplicar a découpage. Certifique-se que está bem limpa e seca. Se necessário use uma lixa para nivelar qualquer tipo de irregularidades.
  5. Recorte com cuidado as imagens da sua escolha e cole-as com acetato de polivinilo para as fixar. Lembre-se que quanto mais fino for o papel ou o material utilizado, melhor será o efeito e ilusão de que se trata de imagens pintadas e não recortadas.
  6. Deixe a cola secar. De seguida deve aplicar por cima um isolante para proteger as imagens, sendo o verniz acrílico uma boa escolha neste caso. De preferência aplique diversas camadas. Quanto mais camadas aplicar, melhor irá ficar, dando realmente a ilusão que a imagem foi pintada à mão. Verniz estalado dará ainda mais ênfase.
  7. Se preferir pode fazer o seu próprio isolante natural com têmpera de ovo. Parta um ovo e separe a clara. De seguida, junte uma colher de chá de água destilada, outra de óleo de linhaça e misture. Aplique esta mistura sobre a imagem ou papel com recurso a um pincel. Depois de seco, esfregue com algodão em rama sobre a découpage para ficar perfeita.

Seguem-se algumas imagens de inspiração com découpage em móveis e outros elementos decorativos.

 

 

 

 

 

 




Uma resposta

Deixar Comentário