Como colocar dobradiças nas portas

Como colocar dobradiças na portas

Geralmente as portas interiores são compostas por duas duas dobradiças, porém  as portas  exteriores são mais sólidas e nesse caso precisam de  três dobradiças. Para cada dobradiça terá de ter entre seis a oito parafusos.
Primeiro deve marcar uma linha na porta para saber onde fica o  lugar para a porta se ajustar bem à moldura. Depois deve traçar outra linha paralela por dentro para a porta ficar um pouco afastada da moldura e poder rodar sem problema ajustando-se ao encosto. Quando estamos perante uma porta lisa a distância deve ser de 2 mm. Se for o caso de uma porta com almofadas a distancia tem de ser de 3 mm, pois que tem mais tendência para dilatar. Deve aplainar até à linha de dentro.
Se na moldura da porta os entalhes para as dobradiças já estiverem feitos, marque então os entalhes para as dobradiças da porta nova de forma a ficarem iguais, ou seja, com a mesma altura. Se não conseguir fazer isso,  tente abrir entalhes com um formão na porta e os correspondentes na moldura.

Como aplicar dobradiças em portas interiores

Para colocar dobradiças nas portas interiores use dobradiças de aço de 7,5 ou 10 cm. Aplique-as de forma a que a charneira fique fora da porta. Deve fazer um entalhe na madeira correspondente à profundidade e à espessura da dobradiça.

Desbaste a superfície onde vai colocar a dobradiça, trabalhando por secções de 6 mm, com o chanfro do formão voltado para baixo.

Depois aparafuse as dobradiças à porta. Ponha  a porta de forma a que esta fique aberta, deixando uma folga entre a porta e o chão. Aparafuse as dobradiças à moldura da porta só com um parafuso.  Deve verificar se está tudo bem. Se tudo estiver a correr conforme o estipulado coloque os outros parafusos.

5 Comments

  1. erivelto Responder
  2. OSWALDO Responder

Deixar Comentário