Como conseguir uma boa recepção; como construir uma antena

A maioria dos aparelhos de rádio modernos tem uma antena própria para a recepção das emissões em onda média (MW) e em onda longa (LW). A maioria dos aparelhos portáteis a pilhas ou os que tanto podem funcionar a pilhas como ligados à corrente estão equipados com uma antena telescópica para a recepção de emissões de muito alta frequência (VHF) e de frequência modulada (FM); essa antena é articulada e pode ser orientada para se obter uma recepção isenta de distorções. Os sinto¬nizadores de rádio dos sistemas estereo¬fónicos de alta fidelidade estão geral¬mente equipados só com uma tomada para uma antena de FM.
Se a recepção das emissões em MW/LW for deficiente, pode melhorar as condições de recepção utilizando um troço de cabo eléctrico isolado com um revestimento plástico. Tire o revesti¬mento plástico da extremidade do cabo, deixando cerca de 2 cm de fio metálico à vista, e introduza essa extremidade na tomada de AM (modulação de ampli¬tude) do aparelho. Descarne também a outra extremidade do fio metálico e ponha-o em contacto com um varão metálico, por exemplo, de uma moldura ou de um cortinado, experimentando até verificar o ponto de contacto em que a recepção é melhor. Se o aparelho de rádio tiver um terminal de terra, pode reduzir as interferências introdu¬zindo uma das extremidades de um cabo no terminal de terra e ligando a outra a um cano de metal em contacto com a terra.
Construção de uma antena de FM. A
não ser que as condições de recepção sejam extremamente más, é quase sem¬pre possível melhorá-las com uma antena dipolo simples. Pode improvisar–se uma antena dipolo (dois varões com um pequeno intervalo entre ambos) com dois pedaços de tubo metálico de 1 cm de diâmetro fixos a uma cavilha de madeira — v. CAVILHAS. Serre os pedaços de tubo de modo que cada um meça 75 cm de comprimento (v. SER¬RAS) e enfie-os na cavilha, deixando entre ambos um intervalo não superior a 2,5 cm. Abra um orifício de 3 mm de diâmetro na ponta de cada tubo, perfu¬rando também a cavilha (v. BERBEQUIM), e, com um parafuso e uma porca, fixe uma patilha para soldar em cada um dos orifícios — v. SOLDADURA.
Para o cabo da antena utiliza-se cabo coaxial de 75 ohms e uma ficha coaxial,
que podem ser adquiridos em qualquer casa de material eléctrico, Com uma faca afiada, descarne o fio metálico do cabo e solde-o a uma das patilhas, sol¬dando

parte do entrançado de fios de cobre à outra patilha.
Monte a ficha coaxial na outra extre¬midade do cabo, certificando-se de que o entrançado de fios de cobre fica bem preso e o fio condutor centrado na ficha.
Pendure a antena no sótão com cor¬das atadas às vigas do telhado e longe de objectos metálicos. Leve o cabo da antena até ao aparelho de rádio pelo trajecto mais curto, ligando a ficha do cabo à tomada da antena do aparelho, como nas ANTENAS DE TELEVISÃO.




Deixar Comentário