Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como consertar correntes de persianas (fita de estores)

correia-estore

Saiba como arranjar persianas e estores, e aprenda a mudar a correia / fita velha que movimenta as persianas.

As janelas das nossas casas são muito importantes para manter contato com o exterior e as persianas e estores permitem-nos gozar de alguma privacidade quando queremos resguardar-nos desse mesmo contato.

Contudo, se vive numa casa com persianas ou estores, certamente que já se deparou com problemas nestes, que podem acabar por dificultar algumas das suas tarefas diárias ou domésticas.

Embora não sejam difíceis de arranjar, pode tornar-se uma tarefa complicada para quem não sabe por onde começar.

Um dos problemas mais frequentes com estores e persianas são as correias danificadas. Aqui ficam algumas dicas para consertar persianas e estores.

Como substituir a corrente (fita dos estores)

correia-estoreComece por desmontar a caixa da persiana, que geralmente está presa com pregos ou parafusos (tenha alguma cautela nesta etapa, pois geralmente a caixa é de grandes dimensões e pode danificar-se ou até magoar-se).

Depois de abrir a caixa, vai conseguir visualizar o inicio da corrente. Retire a corrente velha da persiana e substitua por uma nova (coloque na mesma posição que a velha se encontrava). A correia entra na caixa graças a um pequeno buraco na barra cilíndrica. Uma vez saído cerca de um palmo de corrente por esse buraco, faça vários nós para evitar que saia de novo.

Depois, é preciso consertar o mecanismo que permite recolher a correia da persiana, que fica situado na parede e preso com parafusos. Como fez para a caixa (na etapa anterior), comece por desaparafusar os parafusos e remover o mecanismo da parede, para que consiga aceder à correia. Retire a corrente do mecanismo.

De seguida, faça um pequeno buraco na ponta da nova corrente e coloque-a pelas entradas do mecanismo que recolhe a própria persiana. No interior do mecanismo são visíveis duas varas de metal, por cima das quais deve ficar a corrente nova.

Rode o mecanismo de recolha da correia para a frente, o que vai ajudar a esticar a corrente que está no interior. Esta deve ficar bem esticada e bem firme, de modo a que não consiga escapar e soltar-se, o que poderia danificar uma parte do sistema de funcionamento da persiana ou estore.

Depois de esticada a corrente, procure pela saliência ou o pivot. Coloque o buraco (previamente feito na corrente) nesta saliência. Uma vez colocada, comece a soltar pouco a pouco e, enquanto gira , enrole a corrente.

O último passo é voltar a colocar o mecanismo da parede. Também é aconselhável pôr um pouco de óleo nas guias para que se mova mais suavemente.

Sem Comentários para “Como consertar correntes de persianas (fita de estores)”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: