Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como fazer a manutenção das suas cadeiras de jardim

Como manter em bom estado as suas cadeiras de jardim

Cadeiras de lona

No fim do Verão, afague levemente a madeira com lixa fina e aplique um produto transparente de protecção da madeira. Deixe a lona secar bem ao ar livre antes de guardar as cadeiras.
No princípio da estação, limpe o pó da armação da cadeira com um trapo húmido e lubrifique todas as articulações com óleo.
Nos pontos onde a madeira estiver rachada, aplique uma boa quantidade de cola à prova de água para madeira nas peças que vão ser unidas e ate-as com um cordel ou prenda-as com um grampo até a cola secar completamente. Se alguma das junções estiver frouxa, desfaça-a completamente; remova a cola velha e aplique cola para madeira à prova de água. Encaixe outra vez e ate até a cola ter secado completamente. Se algum rebite estiver solto, encoste um bloco metálico à cabeça do rebite e martele a outra ponta, onde se encontra a anilha, batendo no rebordo do rebite. Aplique óleo se houver uma articulação nesse ponto.
Se a lona da cadeira estiver cortada ou rasgada, substitua-a. Compre a quantidade necessária e corte-a à medida, guiando-se pela lona velha. Utilize tachas novas, pregando-as em novos buracos.

Cadeiras de madeira

O mobiliário de jardim feito de  madeira que costuma ficar todo o ano ao ar livre deve ser examinado na Primavera e no Outono para apurar se necessita de alguma reparação. Solte as junções que estejam frouxas batendo-lhes com um martelo de borracha — ou com um martelo vulgar, martelando sobre um pedaço de madeira — para não ferir a peça de mobiliário. Raspe a cola velha e depois aplique uma nova porção de cola à prova de água para madeira nas junções, martelando-as outra vez para as encaixar. Se o macho tiver encolhido e o intervalo não puder ser preenchido com cola, utilize antes uma pasta de reparar madeira à base de resina epoxídica. A madeira envernizada em bom estado que acuse apenas os efeitos das intempéries deve ser afagada com lixa fina. Lixe a madeira no sentido do veio, depois limpe o pó e aplique uma nova camada de verniz para exterior.
Se o verniz tiver começado a lascar, retire-o com um diluente químico, lixe a madeira até ficar bem lisa e depois aplique um produto para protecção da madeira em exterior de preferência a um verniz, pois não lasca nem estala. Aplique uma velatura à base de óleo para alterar a cor da madeira.

Cadeiras de metal

As cadeiras de metal danificam-se com o uso e até quando estão guardadas durante o Inverno. Para resolver este problema esfregue as zonas estragadas ou enferrujadas com lixa fina e depois trate-as contra a ferrugem. Lubrifique todas as articulações móveis. Limpe o excesso de óleo para não manchar as almofadas ou a roupa. Antes de guardar as almofadas, verifique se têm algum rasgão ou costura descosida. Cosa-as com um fio forte de cor a condizer. Guarde as almofadas num lugar seco, de preferência dentro de casa. A sobrecarga que as capas das cadeiras de jardim têm de suportar é muitas vezes sustentada por cordões inseridos na estrutura metálica. Quando esses cordões se partem, devem substituir-se por tiras de borracha com ganchos fortes que se vendem nas lojas de móveis de jardim e nas lojas de ferragens.

1 Comentário para “Como fazer a manutenção das suas cadeiras de jardim”

  • Manuela Pena says:
    gostava de saber por favor onde posso comprar lona grossa para forrar cadeiras de madeira tipo realizador de cinema por favor, pois a que encontro é demasiado mole para o efeito. Muito obrigada pela atenção dispensada ao assunto
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por:
    Nome : Email :