Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como cuidar e plantar gerânios

Como plantar: época ideal

Estas plantas são consideradas plantas de exterior e por isso devem ser plantadas ao ar livre. Pode usar vasos, canteiros ou floreiras para por na janela. Deixe passar a última geada de inverno e plante-as com um espaçamento de 20 a 40 cm.

Rega:

Regular nas alturas de calor. Deixar o solo secar entre regas nos meses de Outono/Inverno. Não regar em excesso pois pode provocar podridão dos caules. Não molhar as folhas e as flores de Gerânios ou Sardinheiras ao regar, nem pulverizar as plantas pois o sol pode queimar as folhas.

Floração:

Normalmente acontece noVerão. Podem florir durante quase todo o ano dependendo da situação.

Época fria:

É aconselhável que durante a época fria coloque os gerânios abrigados da neve e geada, se puder coloque-os em vasos dentro de casa. Coloque as plantas no peitoril de uma janela que apanhe sol ou numa estufa fresca. Preferem compartimentos frescos, com uma temperatura mínima de 7°C, e são sensíveis ao gás, por isso as janelas de cozinhas com fogões a gás não são indicadas. Mantenha a terra apenas húmida.

Poda:

Pode os caules pelo meio e faça estacas com os que cortou.Volte a podar as plantas quando os rebentos novos tiverem cerca de 10 cm de comprimento. Alimente-as todas as semanas na Primavera com adubo químico para plantas de vaso, preparando-as para as mudar para o ar livre.

Pragas e doenças:

Gorgulho da raíz da videira, mosca do gerânio, pulgões, aranhiço vermelho, mosca branca, cochonilhas, nemátodos, botritis, Oidio, Alternariose, Antracnose, Pythium spp., bactérias e vírus do mosaico.

Multiplicação:

Semente ou estacas. A multiplicação por estacas pode ser feita em quase qualquer época do ano mas a ideal é no Outono. Cortar estacas de plantas jovens de preferência, com cerca de 10 cm, retirar as folhas inferiores e deixar 1 a 2 pares na extremidade.

Quando adubar:

Para enriquecer a terra, use adubo químico com baixo teor de azoto uma vez por mês. Desponte as folhas das plantas para que fiquem mais frondosas. Verifique se as plantas possuem flores mortas e retire-as para que possam crescer novas.

Gerânios e Pelargónios

Os gerânios são plantas resistentes que se desenvolvem ao sol ou em sombra parcial na maioria dos tipos de solo; a maior parte das espécies sobrevive mesmo ao ar livre no Inverno. Os gerânios são uma espécie herbácea, vivaz, cultivada anualmente que pode atingir uma altura entre os 30-60 cm, dependendo da variedade. Possui caules de cor verde claro a verde médio. A folhagem é persistente, com folhas de cor verde claro a verde médio, carnudas e rijas, arredondadas e dentadas. As flores de gerânios ou também sardinheiras são pequenas, simples ou dobradas, em umbela, em cachos, em tons de vermelho, rosa, malva, roxo, branco, laranja, com excepção do azul e amarelo. São muito atraentes e coloridas. São plantas que também podem ser utilizadas dentro de casa em vaso, em janelas e varandas desde que apanhem muita luz e sol.

Contudo, são por vezes confundidos com os pelargónios. Estas plantas são mais delicadas e não resistem aos frios do Inverno. Florescem ao sol ou em sombra parcial em quase todos os tipos de solo. As suas flores vistosas vão do vermelho-claro habitual ao cor-de-rosa ou branco.

26 Comentários para “Como cuidar e plantar gerânios”

  • gostaria de saber se pode ser usado esterco de bovino?

  • Luciene diz:

    Olá , adorei as informações aqui postadas , tenho gerânios mas nunca deram flores o que faço pra florir ? Obrigada

  • Tania Cristina Ferreira Carvalho diz:

    Adorei as dicas. Estou procurando vendedores de sementes de geranios. Por favor entrem em contato comigo. Coleciono geranios e estou procurando por outros tipos. Obrigada.

  • chica diz:

    vc não pode molhar muito e quando molhar ,não molhe as folhas e nem os caules só a terra e não deixar encharcada e coloca-la sempre ao sol.

  • Amadeu Jorge diz:

    Voce pode e deve adubar com 4-14-8. O liquido e mais caro mas mais pratico, pois dissolve uma tampinha em 1 litro de agua. Adube de 15 em 15 dias como se fosse uma rega normal.

  • Amadeu Jorge diz:

    E o mais importante… elas devem tomar sol todos os dias.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: