Como dar gorjetas adequadas

Como calcular gorjetas

Cabeleireiros

Uma gorjeta de 10% é perfeitamente razoável. Além de gratificarem o cabeleireiro que as penteia, as senhoras dão habitualmente uma gorjeta mais pequena à pessoa que lhes lava a cabeça.

Táxis

Em qualquer parte do Mundo, um motorista de táxi espera que lhe dê uma gorjeta — 10 a 15% é razoável, mas pode dar mais se o motorista foi especialmente atencioso, ajudando-o, por exemplo, a meter e tirar a sua bagagem do táxi.

Hotéis

Mesmo que o seu hotel tenha uma taxa de serviço fixa, gratifique porteiros, criados de mesa, criadas de quarto e engraxadores pela qualidade dos serviços prestados, com alguns euros no final de uma estada de uma ou duas semanas. Se a sua conta não incluir taxa de serviço e não tiver a certeza da gorjeta a deixar, acrescente à conta 10% e peça ao gerente ou ao recepcionista para distribuir essa quantia equitativamente pelo pessoal. Não deve dar gorjeta ao chefe de mesa nem ao gerente.

Restaurantes

Verifique a conta para ver se está incluída a taxa de serviço. Se não está, 10% do total será razoável, 12,5% muito bom e 15% denotará um serviço excepcional.
Não é preciso dar gorjeta se a taxa de serviço estiver incluída na conta, mas pode deixar uma pequena quantia para exprimir o seu apreço. A gorjeta pode ir ou não directamente para quem o serviu, como os empregados de mesa. Alguns restaurantes insistem em que as gorjetas sejam divididas por todos os criados.

Bengaleiros e toilettes

Quando existe um empregado, ele ou ela esperam que lhes deixe uma gorjeta em moedas no pratinho que está à vista.




2 Comments

  1. José Costa Responder
  2. alberto antunes Responder

Deixar Comentário