Como desentupir a pia da cozinha por conta própria

A pia da cozinha entupida é um problema chato que acontece principalmente devido ao uso inadequado. Deixar que restos de alimentos, gorduras, óleos usados e borra de café desçam pelo ralo com certeza causará um entupimento.

Para desentupir a pia da cozinha, você não precisa estar gastando dinheiro com serviços de encanadores. Pode resolver este problema sozinho com alguns métodos simples e baratos de desentupimento caseiro, sem precisar quebrar nada, nem trocar os canos.

Preste muita atenção nos métodos que serão citados a seguir de como desentupir sua pia de cozinha, sozinho; sem precisar de instrumentos caros ou solventes químicos corrosivos e perigosos para a sua saúde.

 

Utilizando um desentupidor de ralos de super mercado

O bom e velho desentupidor ainda serve muito bem o seu propósito. Aquele feito de plástico vermelho mesmo já serve, mas existem alguns feitos especialmente para o ralo da pia. Você pode comprá-los em qualquer mercado, por um preço bem baixo.

Para usá-lo, basta encher a bacia da pia de cozinha com água, e em seguida colocar o desentupidor em cima do ralo. Movimente o para cima e para baixo quinze ou dezesseis vezes, para que a obstrução no cano se desfaça.

 

Retirando o sifão para limpeza e desobstrução

retirar o sifão da pia da cozinha para limpar

Quando sua pia da cozinha está entupida, o problema pode ser neste cano em específico, chamado de sifão.

O sifão é aquele cano que tem forma de U localizado abaixo da pia. Para resolver o problema do cano, você deve colocar um balde embaixo do cano, e então soltá-lo. Deixe escorrer toda a água e sujidades que estiverem nele para dentro do balde.

Depois, limpe-o da forma que achar melhor. Você pode mergulhá-lo em uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco, e deixar de molho por algumas horas. Ou usar um fio de arame para limpá-lo. Existem várias maneiras diferentes de fazer isto.

Caso a limpeza do sifão não funcione, você deverá identificar se a obstrução está no ralo da pia de cozinha entupida, ou nos encanamentos posteriores a ela. Para isso, não coloque o cano no lugar ainda, e abra a torneira, para ver se a água está passando pelo ralo.

Independente de onde esteja a obstrução, utilize o método a seguir, por ser o mais recomendável para estes casos.

 

Utilizando um desentupidor de canos manual

desentupidor manual de canos

 

Outra solução para o problema da pia da cozinha entupida é o desentupidor de canos manual. Ele é uma peça muito útil e pode ser encontrada em lojas de materiais de construção civil.

Este equipamento é um cabo de aço de um metro e meio, produzido em forma de mola, com uma manivela acoplada. Por ser fino e resistente, ele pode passar por qualquer cano e qualquer tipo de obstrução. O seu método de uso é bem simples, mas requer que se faça um pouco de força.

Basta introduzir a ponta do cabo de aço na abertura do cano que quer desentupir, e girar a manivela no sentido horário. Ao sentir alguma obstrução, puxe o cabo um pouco para fora, e comece a girar a manivela novamente, com mais força, para que a sujeira se solte do cano.

Isto acontece devido ao formato de mola do cabo, que perfura por entre as obstruções, liberando a passagem de água pelo cano novamente. Após ter terminado de usar o desentupidor de canos manual, coloque o sifão de volta e ligue a torneira, para se certificar de que o problema foi resolvido.

 

 

Estes são alguns métodos de desentupimento caseiro para desentupir a pia da cozinha. Para que este problema não venha ocorrer outra vez, você pode tomar algumas poucas precauções e assim, evitar mais transtornos e inconvenientes. Use sempre uma tampa ou peneira em seu ralo de pia, para impedir que restos de alimentos escorram por ele. Jogue gorduras e óleos velhos no lixo, despejando-os em garrafas PET vazias. Mantenha sempre o ralo limpo e não despeje a borra do café na pia.




Uma resposta

Deixar Comentário