Como desentupir a sanita

Como pode imaginar, desentupir a sanita não é das tarefas mais agradáveis. Contudo, este é um problema que precisa de ser resolvido com alguma urgência, mas que infelizmente pode ser bastante dispendioso se recorrer à ajuda de um profissional especializado.

A alternativa é fazer você mesmo o trabalho, tarefa que pode ser complicada se não sabe sequer por onde começar.

Antes de você inundar a casa de banho a tentar desentupir a sanita, conheça algumas dicas bem úteis que vão ajudar a levar esta tarefa a cabo.

Confira-as, já abaixo!

Dicas de limpeza

Normalmente, o entupimento fica a dever-se a coisas tão simples como excesso de papel higiénico, toalhitas, pensos ou outros resíduos na sanita, pelo que a sua resolução é mais fácil do que parece.

  • Em primeiro lugar, é preciso identificar o problema. Se depois de puxar o autoclismo a água começar a subir para além do normal e só descer muito lentamente, é provável que a sanita esteja entupida. Neste caso, deve evitar voltar a puxar o autoclismo até o problema estar solucionado.
  • Coloque umas luvas de borracha antes de começar a desentupir a sanita, pois é uma zona com muitas bactérias e sujidades. Coloque também algumas proteções no piso como jornais, panos ou plásticos no chão para absorver rapidamente qualquer água que saia em excesso.
  • Desligue a válvula de água, de modo a evitar que mais água entre na sanita. Esta válvula costuma estar bem perto e é feita de metal. Basta girar para fechar.

Existem diversas técnicas de desentupimento e vamos mostrar-lhe algumas:

Detergente e água quente

Esta solução é muito simples. Basta deitar um pouco de água quente com detergente na sanita.

Para que este método funcione é necessário que o vaso sanitário seja esvaziado.

Aqueça uma quantidade de água suficiente para cobrir metade da sanita e deixe agir. Evite esquentar a água demais, senão poderá estragar a cerâmica. O detergente funciona como lubrificante, uma vez que força a obstrução a desprender-se do tubo.

Se o entupimento persistir repita o processo.

Desentupidor

Se a causa do entupimento for algo sólido preso, então o desentupidor pode ser a solução.

Só precisa de colocar o desentupidor dentro da sanita e pressioná-lo firmemente em torno do ralo. Pressione-o para baixo umas cinco a dez vezes, sem ser muito agressivo, caso contrário corre o risco de empurrar ainda mais a obstrução para baixo. Adicione água quente se achar necessário. A operação estará concluída quando vir a obstrução a sair.

Cabide

Esta técnica é muito eficiente quando o entupimento está mais profundo, na curva do cano.

Corte um cabide e deixe-o o mais reto possível. Aconselhamos que use um cabide com plástico a cobrir o arame, de modo a não danificar a porcelana da sanita durante o processo. Coloque a ponta do cabide no fundo da sanita e vá girando nas várias direções para tentar tocar no entupimento. Os detritos acabam por se quebrar e descer mais facilmente. Depois é só retirar o arame e puxar o autoclismo.

 

Com estas técnicas simples certamente vai conseguir desentupir a sanita.




Deixar Comentário