Como escolher o ferro de engomar

O ferro de passar é um instrumento usado para passar roupa, alisando tecidos, utilizando aquecimento. Noutros tempos, os ferros antigos utilizavam óleo, carvão ou gasolina para se aquecer. Hoje em dia os  ferros de passar modernos utilizam energia eléctrica.

Os primeiros a inventar uma forma de passar a roupa forma os chineses. Estes utilizavam uma panela de latão com brasa com um cabo comprido para conseguir o efeito desejado. Posteriormente no ocidente, a madeira, o vidro ou mármore eram os materiais mais comuns para alisar os tecidos.

Tipos de ferros de engomar

Existem 3 tipos de ferros de engomar:

– o ferro vulgar;

– o ferro a vapor;

– o ferro a vapor com pulverizador;

Todos eles possuem um termostato incorporado, que se regula com um botão para escolher a temperatura indicada para cada tipo de roupa, de acordo com os diferentes tecidos.

Ferros a vapor

No caso do ferro a vapor, este  permite ainda regular a intensidade do vapor. Possui também uma pequena válvula incorporada permitindo que a água do depósito espirre sobre a superfície superior da placa quente da base do ferro. A água em contacto com o metal quente, evapora-se. O vapor depois sai por orifícios ou ranhuras abertos na base do ferro.
Os ferros a vapor são ideias para passar roupa muito seca. Existem ferros a vapor que estão equipados com um sistema de pulverização que lança para a frente um jacto fino de água ou vapor quando se pressiona num botão inserido na pega. Este é complemento útil para eliminar vincos ou para  passar roupa extremamente seca.

Deve ter em atenção as pequenas características oferecidas pelas variadas marcas de ferros de engomar. A lâmpada de aviso quando o ferro atinge uma determinada temperatura é essencial. Deve ainda incorporar um indicador  que avise a quantidade de água contida no depósito do ferro. O cabo eléctrico do ferro deve ser cómodo de modo que este posso ser manobrado tanto na não direita como na mão esquerda.

Para escolher o ferro ideal que corresponda ás suas necessidades escolha um que seja cómodo na pega e equilibrado. Quanto ao seu peso não se preocupe, pois esta característica não influencia a  qualidade do ferro. Convém escolher um ferro que consiga atingir uma boa temperatura e uma quantidade equilibrada de humidade que consiga engomar qualquer tecido com eficácia.




Deixar Comentário