Como escolher os tipos de jardim vertical melhores para o seu espaço

Muitas pessoas querem construir um jardim vertical, mas têm dúvidas sobre onde colocar a estrutura, que tipos de plantas escolher e até mesmo qual o tipo de jardim vertical para o espaço que possui em casa. Este último item, inclusive, é o primeiro ponto que deve ser pensado e decidido. A partir disso, fica muito mais simples definir o restante dos elementos.

Para saber quais são só os tipos de jardim verticais existentes, leia este post. Ao final, você terá várias ideias sobre o que fazer na sua casa e poderá entender melhor como funciona o jardim vertical.

Como escolher o tipo de jardim vertical

O principal objetivo dos jardins verticais é permitir que a casa fique mais bonita e com uma elegância particular. As cores das plantas dão um charme diferenciado e, sem dúvida nenhuma, deixam a vida de qualquer um muito mais alegre.

Mas é importante definir quais tipos de jardim vertical estão adequados à sua realidade, para que você evite problemas durante a montagem da estrutura. O primeiro ponto a definir é onde você pretende colocar o jardim vertical e qual o tamanho do espaço. É importante que o jardim vertical esteja localizado próximo a uma janela ou fora de casa, para receber iluminação (mesmo que parcial). Você ainda pode fazer um jardim vertical enorme, em uma parede inteira (como um muro, por exemplo), ou pode optar por montar a estrutura na sua sacada, na sala , na garagem, na cozinha ou em qualquer cantinho disponível na sua casa ou apartamento.

Você também pode levar em consideração o preço dos materiais necessários para a montagem do jardim vertical. Você pode criar a estrutura a partir de pallets, garrafas pet, madeira de demolição, xícaras, vasos, etc. São várias opções baratas e simples. Outra alternativa é usar um material mais caro e elaborado, como blocos pré-moldados (de concreto socado ou de concreto fundido), blocos cerâmicos, painel de fibra de coco, etc. Se você está pensando em montar um jardim vertical dentro de casa, num espaço pequeno, um dos melhores tipos de jardim vertical é o painel de fibra de coco, supernatural, elegante e que combina com qualquer tipo de decoração que você tenha feito em sua residência. Os pallets também são estruturas ótimas. Além de poderem ser reaproveitados, ficam lindos depois de serem lixados e arrumados para receber o jardim vertical.

Em floriculturas e outras lojas especializadas em jardinagem, você pode encontrar paineis já prontos para jardim vertical. Eles são mais caros do que se você decidir fazer o seu a partir do reaproveitamento de materiais, mas a parte positiva é que você consegue deixar o seu jardim vertical pronto de forma muito mais rápida.

Agora você já sabe que pode encontrar vários tipos de jardim vertical e que pode adaptar a estrutura para o espaço em que você possui. Apenas lembre que, para um jardim vertical interno ou pequeno, você precisa colocar plantas que tenham raízes pequenas, evitando danificar a estrutura do jardim vertical. Você pode deixar o seu jardim vertical apoiado ou pendurado na parede, o que achar melhor. Assim, você tem um jardim vertical perfeito para a sua casa e pode trazer a natureza para mais perto de você.




Deixar Comentário