Como fazer a manutenção da esteira elétrica ergométrica

Se você tem ou pretende comprar uma esteira elétrica ou esteira ergométrica, como também é chamada, esse post pode ser muito útil. Vou passar dicas básicas e específicas de cuidados para que o seu equipamento tenha uma vida útil maior e em boas condições.

Uma esteira precisa de cuidados especiais? Sim, nada trabalhoso, mas como qualquer equipamento eletrônico e motorizado precisa de um pouco de atenção para não ir parar na “oficina”.

Antes de dar o Start pise nas laterais

O primeiro ponto importante é que toda vez que for ligar a esteira, deve pisar nas laterais da manta antes de apertar o start.

Isso mesmo, na carenagem. Porque a partida do motor com nosso peso em cima exige uma força maior e consequentemente um desgaste maior, que em longo prazo diminui a vida útil dessa peça.

Limpeza é essencial

O equipamento deve ser limpo diariamente, se for utilizado nessa periodicidade, ou com uma frequência um pouco menor se você usar eventualmente.

O importante é que não acumule poeira ou qualquer sujeira, pois quando ligada acaba indo para o motor e peças sensíveis como a placa de velocidade.

Outro vilão é o suor, pois é corrosivo e desgasta a pintura de qualquer equipamento. Para quem corre bastante e transpira muito, a ponto de pingar, vale a pena fazer uma proteção para o painel!

Uma solução simples e econômica é usar papel contact, claro que não vai enfeitar, mas evita a dor de cabeça e o gasto de uma troca de painel.

Lembrando que mesmo em garantia, molhar o painel caracteriza mau uso e o fabricante pode cobrar por isso.

Lubrifique a lona da esteira

A lubrificação da manta (ou lona) é necessária para que a mesma não resseque, já que é feita de borracha.

A periodicidade depende da marca e modelo, por isso, se você não foi informado (a), consulte o manual ou o fornecedor.

A não ser alguns poucos modelos específicos, todas as esteiras precisam desse cuidado.

como-alinhar-e-lubrificar-a-lona-da-esteira-eletrica-ergometrica1

Lubrificar com o que?

Com silicone próprio para esteira.

Como aplicar?

Bom, como esse tema dá muito pano pra manga, vou fazer um post específico. Mas não desanime com sua esteira achando que vai ter muito trabalho, lubrificar é muito fácil e rápido, só precisa saber como!

Para acessar o post detalhado, Como lubrificar a esteira, clique aqui.

Preciso usar uma capa para minha esteira elétrica?

Se você coloca-la em local aberto, sim. Esteiras não podem ficar totalmente ao ar livre, mas muitas pessoas colocam em varanda coberta, nesse caso é importante o uso de uma capa para proteger da chuva, vento e Sol.

Onde comprar a capa para esteira elétrica

Dificilmente você vai encontrar pra vender pronta, até porque existem muitos tamanhos e modelos de esteira, então, procure um tapeceiro e encomende uma capa em lona (pode ser qualquer tipo de lona impermeável), com as medidas do seu equipamento.

Se necessário, peça uma visita para que o profissional tire as medidas. E se você for guardar o equipamento dobrado, para ocupar menos espaço, lembre-se de fazer a capa nesse formato.

Você tem criança e/ou cachorro em casa?Então considere o item acima, mesmo que sua esteira esteja dentro de casa. Esses pequenos podem inocentemente causar danos. Já vi equipamento virar poste de cachorrinho e pula-pula da galera.

A propósito, lembre-se de guardar a chave de segurança sempre que não estiver usando, fundamental para a segurança das crianças, já que não é possível dar o start sem essa pecinha!

Revisão da esteira elétrica ergométrica

Se você usa bastante, vale a pena contratar um técnico para fazer uma manutenção de vez em quando, pode ser semestral ou anual, vai depender do uso e do equipamento.

O técnico de esteiras vai verificar a lubrificação, fazer uma limpeza profissional, se necessário (desmonta, tira a manta e limpa peças internas), vai ajustar a manta que laceia com o tempo e fazer qualquer ajuste que seja necessário.

Para usos maiores, como um condomínio, studio ou hotel, eu recomendo um contrato de manutenção preventiva mensal, já para academias a necessidade de manutenção da esteira elétrica ergométrica geralmente é maior




Deixar Comentário