Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como fazer acabamentos na madeira

acabamentos na madeira

Ferramentas e materiais para acabamento

As ferramentas necessárias para  acabamentos na madeira são simples, sendo a maioria do trabalho feita manualmente. Alguns raspadores, lixadeira de madeira de vários grãos,  esponja de aço, um pano macio, um bloco de cortiça para lixar e alguma massa de enchimento é tudo aquilo de que se necessita.

Preparação da madeira

Nunca se insiste muito no facto de que a madeira deve estar seca, independentemente do tratamento aplicado. Outro factor importante, quando são necessárias várias camadas, é que a madeira deve ser lixada entre as camadas. Tipos diferentes de madeira necessitam de enchimento. Isto pode ser tão simples como colocar um enchimento de fibra de madeira, que dará uma superfície mais nivelada e menos absorvente. Pode ser necessário utilizar uma massa de enchimento de madeira, que pode ser comprada para combinar com a cor da madeira a ser usada, para tapar buracos, fendas e nós da madeira. A massa mole de interior é adequada para rachas finas, e quando misturada em partes iguais com massa para exterior, serve para os buracos maiores.

Vernizes

Os vernizes, como o poliuretano, ou os acrílicos, que são de secagem rápida, devem sempre ser aplicados no sentido dos veios da madeira com um pincel macio. Certifique-se de que pinta todos os cantos e entalhes, mas não deixe pequenas poças de líquido.Veja se não existem escoamentos, deixe secar e lixe com uma lixa de 400 ou com uma palha de aço fina.

 

Processos típicos de acabamento

Aplique massa de enchimento para tapar os buracos dos nós da madeira e de fendas, deixe secar e retire cuidadosamente o excesso com um cinzel. Feito isto, a madeira pode ser passada com uma lixa à volta de um bloco de cortiça, trabalhando ao longo da fibra da madeira. Limpe a superfície com um pano limpo e húmido para levantar um pouco a fibra, deixe secar, depois volte a alisar com uma lixa n.° 400, trabalhando novamente ao longo da fibra da madeira. Se quiser pintar a madeira, teste a tinta num pedaço de desperdício de madeira igual para verificar a cor final. Lembre-se de que, preparada a madeira, esta vai absorver mais tinta e ficará muito mais escura. A tinta pode ser aplicada com um pano macio ou com um pincel. Tenha sempre uma extremidade húmida para evitar um mau acabamento. Aplique a tinta em movimento pequenos e circulares.

acabamentos na madeira

Acabamentos e cera e verniz

Com a madeira lixada, aplique uma camada de goma-laca, esfregando ligeiramente quando estiver seco. Isto dá uma boa base para o verniz ou para a cera. Aplique o verniz ou a cera com palha-de-aço muito fina, fazendo movimentos circulares para os fazer penetrar bem na fibra da madeira. Pode polir com um pano macio.

Nota:

O verniz é melhor aplicado num ambiente fresco; caso contrário, podem surgir problemas, como um acabamento ondulado. Para obter um melhor acabamento com cera e verniz, vá colocando lentamente as camadas.

Preparação da madeira para pintar

O segredo de um bom acabamento de madeira pintada ou envernizada é preparar cuidadosamente a superfície antes do trabalho em si. A madeira deve ser sólida e sem defeitos e os nós, comuns em madeiras moles como o pinho, precisam de tratamento com goma-laca para evitar que a resina saia e estrague o acabamento.

Pintar madeira sem protecção

Existe uma sequência de três passos para pintar a madeira:

• Primeiro, aplique um primário e lixe levemente depois de seco. Limpe a superfície com um pano sem fios e com diluente.

•Aplique uma subcapa, como é especificado pelo fabricante do produto da primeira demão, e lixe novamente. Retire todos os vestígios de pó com um pano sem fios molhado em diluente.

•Dê a última demão. Normalmente será de verniz, uma vez que não se desgasta facilmente e é de fácil manutenção. Quando envernizar a madeira, passe a lixa por extremidades mais irregulares, limpe o pó e depois aplique o acabamento.

Madeira já pintada

Se a pintura existente for boa, não há necessidade de a retirar. Basta lavar a área com uma solução de detergente e água, lixar levemente e depois retirar todos os vestígios de pó antes de a pintar. Se houver manchas na madeira sem tinta, aplique uma subcapa e depois uma primeira demão, como é habitual. Finalmente, deve lixar levemente antes da demão final. No entanto, se a tinta ou o verniz estiverem lascados ou com defeitos, terá de os retirar. Use um raspador para tirar todos os fragmentos soltos; um raspador triangular, conhecido por raspador curvo, é útil para chegar ao cantos mais apertados e molduras. Para limpar grandes áreas de madeira, a escolha é entre um decapante químico e uma pistola de ar quente. Se optar pelo primeiro, terá de neutralizar a superfície, como é recomendado pelo fabricante, depois de a tinta antiga ter sido removida. Uma pistola de ar quente torna a tarefa de retirar grandes áreas de tinta mais simples, mas deve ter cuidado com a parte à volta das janelas, porque o calor pode danificar o vidro. Se quiser pintar por cima de uma madeira pintada com uma corja esbatida, não poderá retirar o velho acabamento. Neste caso, passe simplesmente lixa, retire o pó da superfície e depois aplique uma ou duas demãos de subcapa à base de alumínio antes de tornar a pintar. Se os nós da madeira pintada estiverem visíveis, volte a lixar a tinta e aplique uma solução de goma-laca no nó, depois aplique a demão de base e o primário para nivelar a tinta com a pintura já feita. Aplique a lixa entre camadas de tinta. Os nós da madeira devem ser sempre tratados com uma solução de goma-laca.

Cores para a madeira

Tenha cuidado quando escolher corantes para madeira e verifique se o tipo é compatível com o acabamento. A cor está normalmente referida no rótulo segundo tipos de madeira, como pinho, mogno ou carvalho. Isto pode ser enganador, uma vez que o resultado depende da cor base da madeira à qual se aplica o corante. Experimente a cor num pedaço de desperdício de madeira.

14 Comentários para “Como fazer acabamentos na madeira”

  • Eugénio Varejão diz:

    Viva! Um blog em português de Portugal sobre bricolagem! Boa! Será que para além do blog poderia haver um fórum ondes os inscritos pudessem colocar questões e trabalhos, enfim dialogar sobre bricolage?
    Parabéns pela iniciativa,
    EVarejão

  • leonaldo custódio diz:

    no caso de fabricação de instrumentos musicais que cola seria mais adequada na colagen de congas tumbadoras e contra baixo, para quwe dois corpos se torne em um e tenha resistencia a presão?

  • Ana Duarte diz:

    Olá, Venho pedir o vosso apoio. Estou a remodelar o quarto da minha filha e queria pintar os móveis de pinho que é a cama e armário para outra côr. Nunca pintei nada e precisava da vossa dica. Quais os produtos e por procedimentos que devo ter. Caso possam ajudar agradeço imenso. Beijos Ana

  • andrea diz:

    ola preciso de uma orientaçao,eu lixei aporta de madeira e pintei ficou horrivel pois nao sabia que tinha que passar massa, pois agora gostaria de passar vernis o que devo fazer pois aporta esta com aspecto velho e aspera obrigado desde ja

  • joao afonso diz:

    Já agora se alguem me poder ajudar fico muito grato; Gostava de saber qual a melhor cola para unir madeira/madeira e madeira/ metal. E ainda saber se posso usar madeira ainda meio verde para trabalhar . Obrigado se me poderem ajudar.

  • Luis Teixeira diz:

    Boa tarde, estou a preparar o futuro quarto dos meus 2 meninos que vêm a caminho e deparei-me que os rodapés do quarto são todos em corticite envernizada. Adoraria pinta-los de branco. Algum procedimento antes ou posso aplicar tinta por cima?

    Aguardo vossa ajuda

  • Gostaria tanto d saber qal e a melhor cola p unir as madeiras??

    • António Sande E Castro diz:

      É a cola de madeira ou também chamada, cola branca.

  • António Sande E Castro diz:

    É a cola de madeira ou também chamada, cola branca.

  • António Sande E Castro diz:

    É a cola de madeira ou também chamada, cola branca.

  • António Sande E Castro diz:

    É a cola de madeira ou também chamada, cola branca.

  • Wilmaley Campos Fazzano diz:

    QUANDO NÃO CONHECEMOS OS GOSTOS DA PESSOA QUE TEMOS DE PRESENTERAR, COMPRAMOS O CARTÃO PRESENTE NUM VALOR ESTIPULADO. É UMA OPÇÃO TRANQUILA, AMIGOS SECRETOS, ANIVERSARIANTES, ETC.

  • Paulo Pinto diz:

    cola branca para madeira é o melhor aplicar , limpar o que sai fora quando é apertado, deve apertar bem as duas peças , sem amassar a madeira

  • to marques diz:

    há quem seja da opinião que se deve deixar a cola secar e depois retira-la

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: