Como fazer Sabonete Artesanal

O sabão caseiro ou artesanal tem muitos benefícios para a pele. Pessoas com problemas de acne, eczemas ou psoríase podem usar sabonetes caseiros que são seguros. Os sabonetes artesanais são úteis tanto para a cara como para o resto do corpo e saber como fazer Sabonete Artesanal é uma mais valia em termos monetários.

Como fazer Sabonete Artesanal

Uma vez que domine o sabonete básico, poderá fazer receitas com óleos aromáticos e óleos essenciais para conseguir fazer o desejado sabonete artesanal.

No processo de fabricação a frio, a solução de lixívia (solução química de hidróxido de sódio e água) é misturado com gorduras ou óleos. A solução é misturada minuciosamente e, em seguida, vertida em moldes de sabonete. A soda caustica reage com as gorduras (saponificação), que resulta na formação de glicerina.

Por outro lado, o processo do sabonete a quente leva mais tempo para se dominar a arte, pois envolve o aquecimento da mistura de modo a que se proporcione a evaporação do líquido em excesso. Só depois é que a mistura é vertida em moldes.

Receita Básica para fazer sabonetes

A receita básica para fazer sabonetes permitir-lhe-á usar toda a sua criatividade para incrementar os tipos de sabonetes que fará.

Vai precisar de base glicerinada para sabonete, uma panela esmaltada, esseência para sabonete, corante e formas de PVC ou silicone.

Como fazer Sabonete Artesanal

Corte / pique a base de glicerina e coloque na panela

Derreta em banho-maria ou no microondas. Após toda a base estar derretida, verifique se não existem pedaços de glicerina não derretidos no meio da panela. Misture a essência e mexa devagar. Coloque nas formas e espere que fique sólido, o que deverá levar cerca de 40 a 80 minutos. Simples.

Poderá pintar os seus sabonetes

Raspe o sabonete com a faca até desaparecer a marca. Marque o contorno do sabonete colocando sobre um papel e treine nessa folha o desenho que quer fazer. Comece por algo simples. Coloque o papel ao lado do sabonete e, com o lápis de mina dura bem afiado, desenhe no sabonete o motivo que criou. Carregue o que for necessário, mas não muito. Com um pincel fino, pinte o sabonete.

Deve usar tintas para tecido diluídas em água

Quando terminar a pintura, deixe secar bem. A seguir, passe uma demão de verniz (pode ser o das unhas) e, depois de secar, passe a segunda demão.

Caso pretenda fazer sabonetes multicor, basta seguir a receita básica e usar a sua criatividade para fazer coisas novas. Sabonetes multicor são ótimas prendas e uma barra dá para fazer muitos.

Os ingredientes são os mesmos da receita básica

Mas na altura de derreter a glicerina, divida-a em frascos de vidro, de forma a criar preparados com cores diferentes.

Quando a glicerina estiver derretida, junte a essência e os corantes, um frasco para cada côr. Junte os elementos naturais diferentes e pode também acrescentar restos de outros sabonetes. Depois, basta enchar uma forma, tipo a utilizada para fazer o bolo inglês, com a glicerina derretida. Deixe solidificar e depois é só desenformar e cortar com uma faca pequenos sabonetes. É garantido um resultado divertido e colorido!




Deixar Comentário