Como fazer sabonetes aromáticos

O sabonete é o resultado de uma reação química entre a base de gorduras ou óleos e lixívia. Ao usar óleos de perfumaria ou de classe terapeutica, sabonetes aromáticos e sabonete de óleo essenciais, todos podem ser feitos em casa. Óleos essenciais de lavanda ou óleo de sândalo são alguns dos óleos usados para fazer sabonetes de aromaterapia. Também é costume o uso de plantas aromáticas e medicianais na manufaturação de sabonetes.

Receita básica para fazer sabonetes aromáticos

Melhor será começar com uma receita básica para fazer sabonetes com óleos essenciais. Vai precisar de 500 gramas de glicerina branca, 10 ml de um óleo essencial à sua escolha, formas de silicone, uma panela esmaltada e de uma faca sem serra.

Passo a passo como fazer sabonetes aromáticos

Primeiro, deverá picar a glicerina em pedaços pequenos e depois derretê-la em banho-maria. Nunca mexa a glicerina para derreter. Adicione o óleo essencial na glicerina e misture sem colocar a colher, só mexendo a panela com a mão. Despeje a glicerina na forma ou formas (se for uma, deverá deixar cerca de 2 cm da borda). Com o auxílio de uma faca sem serra, retire a nata do sabonete. Deixe descansar cerca de 30 minutos até endurecer. Desenforme com cuidado e retire as rebarbas.

sabonetes aromáticos

Esta é a receita base, agora se quer uns sabonetes mais bonitos, só tem de acrescentar ervas aromáticas (erva doce, camomila, cidreira, alecrim), especiarias (cravinho, canela, anis), flores secas, produtos desidratados ou conchas. Estas coisas devem ser adicionadas no momento em que estiver a colocar o corante.

No que respeita a aromaterapia, listamos variadas ervas que consoante o objectivo que pretender do seu sabonete, poderá utilizar para os seus.

O alecrim traz protecção e revitalização, sendo óptimo combatente da fadiga mental e funcionando como antidepressivo; Alfazema que vem equilibrar a saúde; o Almíscar vem aumentar a autoconfiança, activando o plano espiritual; a Amêndoa vem amenizar a dor, melhorando os relacionamentos e amizade; a Baunilha é relaxante e a bergamota traz sorte; a Camomila melhora as finanças e combate a insónia; a Canela traz sorte, abençoando negócios, sendo energizante; o Cedro aumenta a honra, riqueza e dignidade, sendo também indicada no alívio das vias respiratórias; o Cravo atrai bons fluidos à casa, revigorando o cansaço mental; a erva-doce transmite força e coragem; o Eucalipto traz inspiração e inibe as energias negativas; o Jasmim ajuda a evitar discussões entre casais, equilibrando a emoção; a Lavanda atrai dinheiro e harmoniza o indivíduo com as realidades do quotidiano; a Laranja desbloqueia alergias, promovendo iniciativa e combatendo a insónia, stress e cansaço; o Limão é anti-séptico e possui um efeito revigorante.

O que fazer aos seus sabonetes artesanais

Os seus sabonetes podem servir como presentes ou serem um simples mimo para a sua pele. Não são apenas úteis, como cheirosos.

A sua pele, a sua casa, tal como o próprio meio ambiente vão agradecer-lhe, pelo que poderá usar a sua criatividade e gosto pessoal para obter resultados ainda mais originais. Lembre-se apenas que os sabonetes devem ser embrulhados em película aderente pois sendo artesanais não podem estar expostos ao ar.




Deixar Comentário