Como fazer seu próprio desentupidor líquido de canos

Um cano entupido pode ser uma verdadeira dor de cabeça se você não souber ao certo como resolver este problema. Para isto, você pode contratar um encanador ou desentupidora, mas pagará caro. Ou comprar algum solvente no super mercado, mas nem sempre eles cumprem seu propósito de desentupir canos.

Para desentupir os canos de sua casa, você pode estar fazendo o seu próprio desentupidor líquido. Com algumas receitas caseiras bem simples, aquilo que parecia um grande problema pode ir embora com poucos minutos e nenhum esforço.

Aprenda agora como desenvolver o seu próprio desentupidor líquido com materiais caseiros fáceis de achar.

 

Desentupidor líquido de bicarbonato de sódio e vinagre

É um solvente caseiro muito eficiente, pois é acido, e tem uma ação efervescente muito forte. Para fazê-lo, o cano deve estar sem água. A mistura consiste em colocar dentro do cano obstruído uma xícara cheia de bicarbonato de sódio e uma de vinagre branco.

A reação química entre os dois irá criar uma mistura efervescente chamada dióxido de carbono. Quando o solvente começar a agir, vede a abertura do cano, e espere até a efervescência cessar por completo. Isto pode levar de uma hora até um dia. Imediatamente após abrir o cano novamente, despeje uma panela de água a ponto de ferver, para terminar de desobstruir.

desentupidor liquido

Desentupidor líquido feito de bicarbonato de sódio e sal da cozinha

Você também pode estar usando o bicarbonato de sódio junto do sal de cozinha. Basta despejar meia xícara do bicarbonato e meia xícara de sal no cano entupido, e em seguida jogar um litro de água fervendo. O efeito da mistura é mais abrasivo e irá corroer os agentes obstrutores presos no cano. Deixe agir por uma hora e despeje uma panela de água quente, para escorrer os restos de sujeiras remanescentes.

 

Desentupidor líquido de fermento em pó

 

Outra maneira interessante de fazer seu desentupidor líquido é usando o fermento em pó, ou fermento químico. O mesmo produto utilizado para fazer bolos e massas, que você pode encontrar em qualquer supermercado.

Para desenvolver esse solvente caseiro, você precisa despejar duas colheres de sopa de fermento em pó dentro do cano entupido, despejando logo em seguida uma panela de água fervendo.

O efeito efervescente do fermento em pó irá soltar as sujidades do cano e expeli-las. Basta recolhe-las após a ação do solvente, e despejar mais água fervendo no cano, para terminar de desobstruir ele.

O procedimento pode não funcionar logo na primeira tentativa. Mas, basta repeti-lo mais uma vez. Tudo vai depender do quanto o seu cano está entupido.

 

Desentupidor líquido a partir de comprimidos efervescentes

desentupidor liquido de comprimidos efervescente

 

Um método bastante eficiente de produzir o seu solvente desentupidor caseiro é usar comprim

idos efervescentes, como o Alka-Seltzer. Pode ser um daqueles de vitamina c ou um antiácido para azia.

Para fazê-lo, basta esperar que o cano entupido seque, e então despejar três comprimidos efervescentes dentro dele, adicionando também uma xícara de vinagre branco. Vede a abertura logo em seguida.

Deixe que a solução faça efeito por cerca de quinze minutos, ou quanto tempo achar necessário. Logo após o tempo agindo, abra novamente o cano e despeje imediatamente uma panela de água fervendo, para terminar de eliminar as impurezas obstrutoras do cano.

Tome cuidado ao se utilizar deste método. Despejar mais do que três comprimidos efervescentes no seu cano entupido, pode gerar ainda mais problemas, pois a tubulação pode vir a rebentar. Siga as instruções à risca para evitar acidentes.

 

Desentupidor líquido de detergente para lavar louças

 

O detergente líquido de lavar louça pode ser utilizado no processo de desentupir canos. Basta esperar o cano obstruído secar por completo, e despejar uma xícara de detergente líquido junto de água fervendo.

Deixe agir por alguns minutos. Quando toda a solução tiver escorrido, despeje uma panela de água quente pelo cano entupido, para eliminar as impurezas que restaram. Você pode precisar repetir o processo.

 

 

Estes são os métodos simples e eficazes de produzir o seu próprio desentupidor líquido caseiro. Existem vários outros métodos de desentupir canos, mas estes solventes feitos em casa são certamente os mais simples e práticos de se realizar.




Uma resposta

  1. celmastef Responder

Deixar Comentário