Como fazer um desentupidor de canos caseiro

Um cano entupido é um problema complicado de se resolver, pois para desentupir canos é preciso primeiramente achar em que local da tubulação está acontecendo à obstrução, para depois fazer os reparos necessários.

Após localizá-la, geralmente se quebra o piso para remover o cano com problema e substituí-lo por uma peça nova ou usa-se um equipamento desentupidor de canos. Estes dois processos são caros e muito demorados. Um cano obstruído é um problema que pode afetar e muito o seu dia a dia.

Para evitar todo esse inconveniente, você pode estar montando sozinho o seu próprio desentupidor de canos caseiro. Existem algumas opções de como fazê-lo; todas são simples e práticas, e se apresentam muito eficazes na hora de desfazer as obstruções das tubulações domésticas. Veja abaixo as instruções de como fabricar o seu com objetos que você provavelmente tem em casa.

 

Desentupidor de canos caseiro a partir de fio de arame

desentupidor de arame

 

No caso de o cano ser de uma espessura muito pequena, este aparato pode ser sua melhor opção. Ele é muito rápido de ser feito. Para fabricá-lo, você irá precisar apenas de um fio de arame e um alicate.

Pode ser um cabide de arame, basta abri-lo e esticá-lo. Após esticar o seu fio de arame da melhor maneira possível, pegue o alicate e dobre uma das pontas do fio para o seu lado oposto, formando um pequeno gancho. Está pronto o seu desentupidor de canos caseiro.

Use-o da seguinte forma: insira o gancho dentro do cano entupido, de modo a achar a obstrução. Assim que localizar ela, puxe a sujidade grudada nas paredes do cano com o gancho, limpando a passagem da água.

Se a sujidade que forma a obstrução for dura demais ou muito pegajosa, você pode optar por comprar um cabo de aço em qualquer loja de construção civil, e fazer um gancho na ponta dele, ao invés de utilizar o fio de arame.

 

Usar a mangueira de jardim como desentupidor caseiro

 

Outra maneira de desentupir canos com um desentupidor improvisado caseiro é usar uma mangueira de jardim. Deve ser uma daquelas com o controle de pressão da água na sua ponta.

Utilize-a da seguinte forma: insira a ponta da mangueira de jardim no cano entupido, com a sua válvula de pressão ajustada para a potência máxima. Vá empurrando ela até sentir que se encostou à obstrução. Então, ligue a torneira em uma força abundante.

A pressão da água sobre a sujidade no cano pode desfazer a obstrução, resolvendo seu problema com facilidade. Pode usar este método sem ter medo de rebentar as suas tubulações domésticas, pois o máximo que pode acontecer, é a água voltar por onde saiu.

 

Aspirador de pó como desentupidor de canos caseiro

desentupir com aspirador

 

Este aparato de limpeza doméstica é também um desentupidor de canos caseiro muito eficiente. Você pode usá-lo para esta função muito facilmente, sem precisar mexer em seu aspirador.

Apenas troque a função do aspirador de pó para sucção de líquidos em sua potência máxima. Depois, vede o respiradouro do aparelho para evitar que a água ou as sujidades do cano entupido vazem por ali.

Insira a mangueira do aspirador no cano entupido. Agora, vede muito bem a abertura do cano, juntando a veda das bordas até a mangueira. Deve ficar impermeável para que a desobstrução funcione.

Ligue o seu aspirador e deixe-o trabalhar na potência máxima por alguns minutos. Todas as sujidades presentes no cano entupido serão sugadas e irão ficar no saco de lixo do aspirador.

Este método é muito eficaz na hora de desentupir canos, além de ser muito higiênico. Se você tiver um aspirador em casa, esta é sem sombra de dúvidas a sua melhor opção para tratar de canos entupidos.

 

 

Estes três tipos de desentupidor de canos caseiro irão te dar uma grande ajuda na hora de desentupir canos entupidos, não importa seu tamanho ou espessura. Use-os sempre, mas com todo o cuidado, seguindo à risca as instruções descritas, e nunca mais precisará se preocupar com as obstruções nos canos de sua residência.




Deixar Comentário