Como fazer um jardim vertical

Se tiver uma parede que esteja livre ou um gradeamento que precisa de ser embelezado, tem o essencial para fazer um jardim vertical. Os jardins verticais são uma alternativa para os jardineiros que não têm espaço horizontal, ou que querem cobrir uma parede, ou apenas querem fazer algo diferente.

A primavera é uma boa altura para pensar em fazer um jardim vertical. O jardim vertical pode estar limitado a uma varanda de apartamento, a um quintal modesto, ou a um rancho expansivo. Um jardim vertical proporciona novas oportunidades de crescimento.
Os jardins verticais utilizam uma variedade de métodos para crescer ervas aromáticas, vegetais, flores e plantas num ambiente estruturado. Embora existam numerosos plantadores verticais no mercado, é fácil fazer os seus próprios plantadores com a utilização de itens que tenha na garagem ou sótão ou até achados acessíveis na feira das velharias. O ingrediente chave é solo de envasamento de boa qualidade e artigos de plantio que permitam a drenagem consistente.

Uma das coisas mais maravilhosas sobre o design de permacultura é que com cada novo projeto vem um novo desafio e a busca de boas soluções que preencham todos os requisitos.
Para fazer um jardim vertical de sucesso basta alguma inovação a baixo custo. Pode utilizar materiais que sejam gratuitos ou baratos, deve ser sábio quanto ao uso da água. O segredo está na beleza do jardim vertical que irá encobrir o material gratuito ou barato, que utilizou.

A reciclagem de garrafas PET é uma boa opção para fazer um jardim vertical. Os jardins verticais são uma ótima solução para muitos desafios dentro de espaços urbanos.

vasos para jardim vertical2A maioria das cidades em todo o mundo carecem de espaços verdes suficientes e encontrar maneiras de incorporar mais ‘material verde’ nas nossas cidades, onde há falta de espaço, tem levado a muita discussão sobre os benefícios de paredes verdes ou jardins verticais e telhados verdes.

As hortas verticais são em última instância sobre o cultivo de alimentos e a utilização do espaço vertical não utilizado, para empilhar um monte de funções num único sistema, simples. As hortas verticais fornecem alimentos, aumentam a biodiversidade e proporcionam mais pontos para as abelhas e os insetos poderem parar e polinizar.
Fornecem beleza em paisagens duras de uma cidade e aumentam o espaço verde urbano, isto tem efeitos positivos sobre o bem-estar mental e a felicidade dos moradores. As hortas e jardins verticais auxiliam a redução da poluição e oferecem oportunidades de aprendizagem, para crianças e adultos.

Utilize garrafas de refrigerante de dois litros cortadas ao meio e vire-as de cabeça para baixo, devem se presas a uma estrutura de madeira e colocadas de modo a que a abertura, pescoço, da garrafa permita que a água passe para a garrafa abaixo. A metade inferior da uma garrafa de refrigerante é ligada à linha do fundo, como um reservatório (que pode ser preenchido com pedras).

Pode utilizar a mesma ideia com configuração diferente, com as linhas mais longas e fixadas à parede para caber melhor no espaço disponível.

As plantas arbustivas e trepadeiras como morangos escondem a estrutura e criam um belo efeito “muro verde.”

Poderá também utilizar o mesmo fundamento, mas um pouco mais técnico com rega mecânica através de uma bomba ligada a um reservatório para que a água seja levada à linha superior.

Ainda com a utilização de garrafas, apresentamos uma versão muito mais simplificada que requer ser regada com uma mangueira porque nenhuma das garrafas estão ligadas. As garrafas são suspensas por cordas e o jardim vertical, suspenso, fica muito bonito.

Apresentamos ainda uma solução de Jardim vertical muito simples. Pode anexar alguns caleiras a uma parede, deve encosta-las um pouco para que a água drene e corra para a caleira abaixo, esta é uma ótima solução para algumas plantas comestíveis, adequadas.

A utilização de tubo PVC colocado na vertical é algo que funciona muito bem para as alfaces e os morangos.
O tubo é preenchido com solo e as plantas são plantadas em buracos de tamanhos apropriados.

Se tiver acesso a tijolos pode criar um espaço verde e um dissipador térmico.
Neste sistema a rega pode ser dificultada, pois existe apenas um pequeno espaço disponível para as raízes.

jardim vertical 3

Ideias inspiradoras e criativas para jardins verticais

  •  Latas em parede de madeira- Necessita de latas e uma parede de madeira. Deve anexar as latas de modo a que fiquem bem dispersas. Encha as latas de solo e plante as suas plantas, irá ficar com um jardim vertical lindo e atraente. Não ignore os espaços vazios, deve colocar alguns vasos com plantas grandes de modo que o espaço fique completo.
  • Pintura de samambaia e musgo- Este jardim vertical até pode ser chamado de pintura 3D, fica muito bonito em vários tons de verde com musgo e samambaias. Basta colocar uma grande estrutura de madeira na parede e plantar samambaias e musgo no seu interior. Irá obter uma linda combinação de folhas em vários tons de verde. Esta é uma das ideias de jardim vertical que podem ser usadas para varandas ou entradas.
  •  Sistema de saco para jardim vertical– Se quiser decorar uma parede do jardim ou simplesmente encobrir um lado da parede que esteja menos apresentável, esta é uma ideia maravilhosa. Pegue num pano grosso e pendure-o na forma de bolsas, tenha em mente a bolsa de um canguru. Encha as bolsas de solo e plante as suas plantas, irá obter uma beleza extraordinária.
  •  Tapeçaria- Se tiver pequenos espaços de parede vazios, na área do jardim ou mesmo em casa, pode fazer um jardim vertical mais pequeno. Pode utilizar qualquer tecido que tenha disponível para formar pequenos cestos de pano e adicionar flores e plantas a seu gosto.
  •  O plantio em grupo– Com esta ideia, poderá ter várias plantas e vegetais pendurados nas paredes de modo que forme um aglomerado maravilhoso. Poderá ter este jardim vertical de um lado do jardim e colocar algumas cadeiras e mesa para tornar o espaço perfeito para um ponto de encontro.
  •  Plantador de parede– Dentro do espaço da parede, você pode colocar as plantas que quiser. Os jardins verticais têm a capacidade de embelezar o seu jardim, a entrada para a sua casa ou até mesmo o quintal. Pode colocar as plantas em filas ou plantar cada uma em cada parede que tenha livre.
  • Plantador de imagem– Que tal ter um plantador de jardim vertical que mais parece uma linda pintura? Pode utilizar qualquer moldura, mesmo que seja velha, basta tirar o suporte de trás para que possa enquadrar o plantador de parede com facilidade. É ideal plantar folhas frescas, com coentro, nesta pintura, isto iria ajudar a ter um aroma agradável na sua casa.
  • Horta interior– Se tiver um armário velho ou um forno na cozinha, use-o para fazer uma horta vertical. É ideal para plantar belas plantas e flores para que a sua área de cozinha tenha um ar arrebatador.
  •  Plantador de suporte de sapatos– Pode usar o suporte de sapato, velho, e fazer um jardim vertical. Coloque dentro na porta de entrada para encantar os seus convidados. É um item decorativo perfeito para qualquer ocasião.
  •  Decoração de parede– Parece uma árvore do outono na parede. Utilize a estrutura de uma árvore e coloque os vasos de modo a obter um maravilhoso jardim vertical.
  •  Jardim vertical em forma de escada com armário velho– Para este jardim vertical pode ter cinco degraus para plantar o que quiser. A utilização de flores coloridas e folhas grandes torna este jardim vertical mais bonito.
  •  Bolsas de pano individuais– Poderá decorar a parede em geral por simplesmente colocar bolsas pequenas e médias, feitas de pano, sobre a parede e plantar flores e plantas encantadoras, individualmente e cada bolsa. Este jardim vertical pode esconder uma parede feia e realçar a beleza do seu jardim.

jardim vertical10

É possível dedicar-se à jardinagem mesmo quando se vive numa cidade e o espaço é um problema. A melhor forma de o fazer é com a utilização do espaço vertical. Desta forma poderá construir um jardim vertical onde pode fazer a sua plantação.

O que precisa?

– Qualquer tipo de estrutura de ferro ou cremalheira de jardim, tamanho dependendo do espaço disponível

Madeira:

4 a 6 Pedaços de cerca de 10 x 5 x 5 cm, para segurar a cremalheira de jardim à parede
Ripas para o enquadramento
Pano Juta para segurar o solo. Este deve ser do tamanho da cremalheira de jardim, adicione 20 centímetros extras sobre os lados compridos
Tinta, ou algo semelhante para proteger a madeira contra o tempo
Parafusos, buchas e algumas cãibras-ferros e tiras de conexão pequenas ou cantos

Ferramentas:

– Broca
– Martelo
– Chave de fenda
– Serra

Preparação da madeira

Antes de iniciar o projeto, pinte ou proteja a madeira contra a chuva. Se não o fizer a madeira pode apodrecer e o seu jardim vertical pode não durar tanto tempo quanto você gostaria. As ripas são usadas para alinhar a estrutura e torná-la mais sólida de modo que mais tarde possa suportar o peso do solo. Deve sarrar as ripas no tamanho certo para caberem na estrutura. Deve ter três partes, uma curta para a parte superior da estrutura e duas longas para os lados.

Os blocos (cerca de 10 x 5 x 5 cm) são utilizados para fixar a estrutura à parede. Para isto irá utilizar os lados longos, por isso deve usar parafusos compridos (cerca de 15 cm). Faça um furo através da madeira usando uma broca com um diâmetro ligeiramente menor que o parafuso, depois deve colocar o parafuso.

Preparação da cremalheira de jardim

Anexar as três ripas á estrutura usando as cãibras de ferro. Vire a estrutura e junte as ripas do topo, utilize tiras de ligação (abraçadeiras) ou cantos.
Feito isto basta erguer a sua estrutura e começar o plantio.




Deixar Comentário