Como fazer um mosquiteiro

Passos para a construção de um mosquiteiro

A forma mais fácil de fazer um mosquiteiro é serrando algumas tábuas com a medida certa, o mais difícil será esticar e fixar a tela de mosquiteiro.  Em certos estabelecimentos comerciais e lojas de bricolage  encontrará conjuntos de peças já preparadas: os perfis geralmente de alumínio, a rede de segurança, o tubo de borracha sintética para a fixação da rede, dobradiças, maçanetas e até uma placa de protecção para a parte inferior do mosquiteiro quando se trata de portas, ou seja tudo o que precisa para montar o seu mosquiteiro.

A sua montagem é bastante fácil basta ler as instruções de montagem e averiguar atentamente a melhor maneira de montar os perfis e os encaixes. Depois, é essencial tirar as medidas correctamente.

Como tirar as medidas

Há janelas em que é necessário serem de abrir e fechar e nestes casos é necessário fixar dobradiças e neste caso as medidas a tirar das diversas partes tem se ser exactas, pois o mosquiteiro tem de ser fixado nos caixilhos.

Como cortar os componentes

As dimensões dos diferentes componentes variam em função do tipo de montagem e do tamanho dos encaixes. Se o material vier com um manual de instruções ou guia de bricolage, leia-o com atenção antes de dar inicio ao trabalho. Deve fixar bem as peças a serrar com a ajuda de um torno ou de um grampo de aperto. Quando todos os componentes para montar o caixilho estiverem prontos (duas larguras, duas alturas e uma travessa transversal, se a altura do caixilho for superior a 80 centímetros), encaixe-os, para verificar as dimensões; se conseguir, experimente o conjunto, colocando-o sobre a porta ou a janela onde vai ser montado.

Como montar o caixilho

Quando tiver a certeza de que todas as peças estão bem cortadas, deverá  fazer a montagem final.

• Para o PVC, utilize os encaixes previstos para os cantos ou para a montagem em ângulos de 45°. Cole as partes salientes dos encaixes com cola para PVC duro e monte as peças com o ajuda de um maço de madeira ou de borracha. Se não tiver um maço de madeira, pode usar um martelo pequeno, mas tenha o cuidado de colocar um pedaço de madeira sobre as peças, para não as estragar.

• Os caixilhos de madeira montam-se de acordo com uma das técnicas  de Bricolage.  Se usar cola para madeira, opte por uma à base de poliuretano (resistente à água). No caso de não optar pela técnica de montagem a meia haste ou pela de cavilhas de madeira, reforce os cantos com esquadros metálicos.

• Se utilizar perfis, tome atenção para colocar os encaixes das travessas e de as montar antes de colocar a segunda altura do caixilho. Se os perfis forem de alumínio, somente terá de inserir correctamente os encaixes.

Como fixar a rede

A rede pode ser fixada com agrafos de madeira ou com tachas, pode-se colocar um tecido resistentes no meio para n estragar a rede ao agrafar. Deve terminar, reforçando a fixação com uma ripa de madeira, seguindo a sequência indicada no desenho. Tenha cuidado para não rasgar a rede ao colocar o perfil de fixação: utilize um maço de madeira ou, em alternativa, um martelo pequeno. Corte a rede que estiver a mais com uma faca de lâminas tipo X-acto.

Tipos de Mosquiteiros

A tela de mosquiteiro é composta por fibra de vidro e existe em três versões: abertura vertical, abertura horizontal e mosquiteira plissada horizontal.

Mosquiteiro de Abertura Horizontal (Simples)

Este foi criado para portas a fim de evitar que o utilizador tenha que movimentar a régua de base até ao pavimento. O seu funcionamento é mediante uma mola recuperadora situada no interior do tubo de enrolamento e o deslizamento da tela é feito através de guias superior e inferior.  O fecho é feito através de um íman situado na régua de base e no perfil lateral, a toda a altura da porta.

Mosquiteiro de Abertura Vertical

Este é o sistema mais usado podendo ser aplicado tanto em janelas como em portas.

Janelas zenitais e basculantes

Existe a possibilidade de colocar nestas janelas uma cobertura equipada com rede de segurança, que pode ser mantida no lugar com a ajuda, por exemplo,  de uma fita tipo velcro ou de pequenas faixas magnéticas.




10 Comments

  1. Comentador Responder
  2. gilberto Responder
  3. gilberto Responder
    • Shirley dos santos Responder
  4. Pedro de almeida Responder
    • Simone Responder
  5. Mary Jane Menezes Responder
  6. Mary Jane Menezes Responder
  7. Mary Jane Menezes Responder
  8. Mary Jane Menezes Responder

Deixar Comentário