Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como fazer uma cortina de contas de vidro

cortina3

Embora seja um processo que pode demorar algum tempo a ficar concluído, fazer uma cortina de contas de vidro é relativamente simples e não requer muitos materiais dispendiosos.

Por isso, se alguma divisão da sua casa precisa de algo que crie impacto na decoração, então opte por fazer uma bonita cortina deste género.

Com apenas algumas contas de vidro, um pouco de fio e bastante paciência vai ficar com um acessório decorativo verdadeiramente original.

Confira o próximo passo-a-passo para a sua elaboração.

cortina-vidro

 

Passo-a-passo para cortina de contas de vidro

Lista de materiais:

  • Contas de vidro (numa cor e feitio à sua escolha)
  • Ripa de madeira com 2,5 cm de espessura
  • Berbequim
  • Chave de parafusos
  • Fio forte (pode ser fio de pesca)
  • Agulha
  • Pistola de agrafos

Comece por medir a zona em que pretende colocar a cortina (porta ou janela, por exemplo). Pode usar este tipo de cortinas para diversos fins e em diversos locais.

Antes de começar a fazer a cortina faça experiências com contas de diferentes materiais, cores, tamanhos e formas que lhe agradem. Se possível utilize um fio que não seja encerado, pois as contas acabam por ficar mais presas e deslizar menos.  Depois de experimentar, decida como gostava que a cortina ficasse.  Se mais comprida, mais curta, se com um desenho, se uniforme…analise a decoração e faça a sua escolha.

Corte a ripa de madeira de acordo com a medida em que irá colocar a cortina. Para fixar pontos para os cordões de contas, abra furos a espaços regulares em toda a extensão da parte da frente da ripa; a distância entre os furos dependerá do tamanho das contas e da densidade da cortina. Broque e enfie o parafuso nos furos. Fixe firmemente um agrafo em cada orifício.

De seguida, corte o fio com duas vezes o comprimento da cortina mais 5 cm. Enfie a primeira conta até ao centro do fio. Passe um dos lados do fio em volta da conta, ao encontro do outro lado, e prenda firmemente os dois com um nó junto do orifício da conta.

Enfie na agulha o fio duplo resultante. Enfie as contas no fio de acordo com a ordem e desenho que pretender, deixando a sobrar no final sempre 5 cm de fio. Continue a fazer mais fios e verifique se o comprimento fica sempre igual e uniforme, pois não vai querer uma cortina mais comprida num lado que noutro.

Prenda o cordão à ripa passando o fio pelo agrafo e dando um nó apertado. Se preferir pode agrafar por cima, mas depois também será mais difícil de remover o fio novamente se precisar. Prenda os restantes cordões à ripa, depois aparafuse-a, com a frente voltada para dentro, à parte interna da porta.

Veja algumas imagens de cortina de contas de vidro para se inspirar.

cortina1

cortina2

cortina3

3 Comentários para “Como fazer uma cortina de contas de vidro”

  • LINDA, AMEI!!!!

  • Muito linda!

  • Marta Helena Moura diz:

    Adorei essa idéia,vou fazer uma cortina de vidro pro meu quarto!Lindas…

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: