Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como fresar madeira

Saiba como funcionam as máquinas de fresar madeira:

Regulação da profundidade:
Baixe primeiro a caixa -motor até ao ponto zero da escala de profundidade, empurrando-a com as duas pegas para fazer descer a fresa até ao contacto com o trabalho. Atinge o ponto zero da escala graduada, regule -a em seguida à profundidade pretendida e bloqueie a base.

Montagem da fresa:
Para colocar a fresa, deve desapertar depois apertar o parafuso do mandril, com a chave de bocas fornecida com a máquina. Para esta operação, o eixo da tupia deve estar bloqueado, com uma chave de bocas caso ele não se bloqueie automaticamente quando o motor pára.

Entalhe ou ranhura fechada:
Para executar um entalhe fechado, posicione a fresa sobre a extremidade do rasgo a fazer. Coloque a máquina em funcionamento, desça a fresa até ao máximo da profundidade regulada previamente.
Desloque a tupia até ao final da ranhura depois solte o mecanismo de mergulho.

Entalhe ou ranhura aberta:
Para realizar um entalhe ou uma ranhura, baixe o mecanismo antes de colocar a máquina em funcionamento. A fresa não está sempre em contacto com a madeira Bloqueie então a máquina em posição (por meio da alavanca prevista para este efeito), e desloque a ferramenta para começar a talhar.

Suportes-guias :
Se o movimento do batente lateral se revela insuficiente, uma régua metálica ou um suporte direito que fixará com grampos, servirá de guia. Coloque-o de forma a poder fazer deslizar o bordo plano da base da tupia ao longo do seu canto.

Guia circular:
Este acessório permite executar tanto entalhes circulares como aberturas curvas, segundo um diâmetro regulável. É fixo sobre o trabalho por uma ponta central. Para evitar que esta danifique a superfície, utilize um pequeno pedaço de madeira fixo com fita adesiva de dupla face.

Guia para arredondar:
Esta guia (com vários nomes dependendo dos fabricantes) adapta-se à guia lateral da tupia e regula -se em altura. Permite fresar paralelamente aos cantos arredondados ou torneados, directamente ao longo da aresta ou paralelamente a esta.

Guia lateral:
Algumas tupias estão providas com uma guia lateral a montar se desejar executar uma ranhura paralela ao canto da peça. Esta guia segue o contorno do trabalho
resvalando ao longo do canto, o que permite talhar uma ranhura perfeitamente posicionada.

Guia de esquadro:
Para executar um entalhe (ou seja, fresar o canto de uma peça como no caso da colocação de uma dobradiça ou de um fecho numa porta), a guia de esquadro é perfeitamente eficaz, encostando uma das suas faces sobre a face mais larga do painel a trabalhar (a porta por exemplo).

Sentido de deslocação:
O sentido da deslocação da máquina é muito importante, a fresa deve espalhar as aparas, ou dirigida no sentido errado, ela tropeça na madeira e danifica o trabalho.
Faça avançar a máquina no sentido oposto à rotação da fresa

Mesa em esquadro:
A máquina pode ser montada sobre uma mesa em esquadro, ela própria fixa ao bordo de uma bancada por meio de grampos. Aquando da utilização estacionária, é só a peça a trabalhar que se deve deslocar e nunca a tupia. A mesa tem a função de guia.

Parar a máquina:
Uma vez acabado o trabalho, desbloqueie a caixa-motor para que ela suba enquanto a fresa pára (máquina desligada). Só pode manipular de novo a tupia quando a fresa estiver completamente parada (para a arrumar por exemplo).

As fresas de carbono devem ser empregues sobretudo em painéis derivados de madeira (cobertos eventualmente com uma camada de material sintético).
As fresas HSS são muito eficazes em madeira maciça. Para conservar o seu poder cortante, não as arrume a granel mas separadamente.

Nota: Esta máquina é igualmente interessante para o corte de lambris (ou outros revestimentos de parede deste tipo) com o mesmo comprimento. Graças à sua lâmina, com a espessura de apenas alguns milímetros, corta todas as placas, mesmo já fixas na parede, com um só gesto, conseguindo fazer lindos trabalhos em madeira.

Em resumo:
A fresa de ponta direita serve para fazer ranhuras largas e profundas, entre outras coisas, para colocação de pernos ou para iniciar a fresagem. A fresa de malhete rabo-de-andorinha  está reservada para este tipo de entalhes. A fresa de entalhar em V é perfeita para escavar letras por exemplo.
A fresa de estrias  fresa ao longo de um canto (com rolamentos de esfera) ou no meio do trabalho (sem batente). A fresa de entalhar com um suporte-guia faz entalhes para gavetas, ligações, e etc.  A fresa de nivelar com rolamento de esfera permite o trabalho de folheados.
A fresa de chanfrar  utiliza-se para os cantos. A fresa quarto de círculo  reproduz o perfil de molduras do mesmo nome. A fresa de entalhar aprofunda os
entalhes de canto (por ex.) as ligações de ranhura com palmeta. A fresa de perfilar  permite a execução de molduras.

2 Comentários para “Como fresar madeira”

  • Marco Mesquita diz:

    Bõa tarde, faço artesanato e gostaria de saber como faço para arredondar sarrafos de madeira curvos?Obrigado

  • Djalma Vieira Faria diz:

    Como é a maquina que da para entalhar madeira, qual é a marca e onde posso comprar

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: