Como funciona a bomba hidráulica e filtro de piscina

Funcionamento da bomba hidráulica  e filtro de piscina

Para grande parte de nós a piscina é somente um buraco no chão na qual alberga uma quantidade considerável de água para podermos nadar e brincar. O sistema que envolve a construção de uma piscina e as máquinas caras necessárias para o seu funcionamento, não estão à vista. Tudo isto está encoberto numa divisão própria.

A principal componente para o funcionamento de uma piscina é a bomba hidráulica.
Esta é responsável pela circulação da água nos colectores. Pode ser utilizado uma bomba exclusiva ou a própria bomba de filtragem, dependendo de cada caso. Num sistema hidráulico com bombeamento típico, o motor eléctrico faz com que o propulsor gire levando a água dos vários drenos através do filtro e de volta para as portas de água.

A água antes de entrar para a bomba é filtrada por uma peneira de metal que remove folhas e outras partículas de sujidade impedindo que esta entupa e consequentemente fique danificada.

É importante saber que o filtro deve ser dimensionado de acordo com o tamanho da piscina e quantidade de água (m³), pois toda piscina precisa de um tempo mínimo de filtragem de acordo com o tamanho, para que toda água passe pelo filtro e retorne limpa. No caso de piscinas residenciais, esse tempo de 8 horas por dia e, nas de uso colectivo, importante que o sistema tenha a capacidade de filtrar toda a água da piscina em apenas 6 horas.

9 Comments

  1. Heliton Responder
    • Daniel Responder
  2. gloriamelo Responder
  3. Manoel Responder
  4. Gabriel Pereira Barreto Responder
  5. mauricio j carvalho Responder

Deixar Comentário