Como funciona o forno de microondas

O forno de microondas é uma das grandes invenções do século XX. Ele está presente em milhões de lares em todo o mundo. Pense em quantas vezes você usa um microondas por dia. Por exemplo, você está atrasado para o trabalho e sem tempo para preparar o pequeno almoço… pense em como a utilização do microondas a ajuda nesta situação e em muitas outras …  

Como funciona o microondas  

Num forno de microondas não há calor interno no aparelho. As microondas, atingirão o alimento por todos os lados e por cima, penetrando-o até uma profundidade que varia de 2 a 4 cm, variando conforme a consistência do alimento. O centro do alimento será cozido por transferência do calor, que passará da parte externa para a interna. As microondas passam através do vidro, porcelana, cerâmica, papel e plástico, não afectando estes materiais.  Na culinária de microondas, as ondas de rádio penetram no alimento, estimulando muito as moléculas de água e de gordura por igual em todo o alimento. Nenhum calor tem que migrar para o interior por condução. Há calor em toda parte e por igual, pois as moléculas são estimuladas por igual. É claro que há limites. As ondas de rádio não penetram por igual em pedaços grossos de alimentos (elas não completam o caminho até o meio), e também há “pontos quentes” causados pela interferência das ondas. O processo completo de aquecimento é diferente porque você está “estimulando os átomos” em vez de “conduzir o calor”.
No forno de microondas, o ar no forno está em temperatura ambiente; então, não há como formar uma casquinha. É por isso que as massas para tortas de microondas algumas vezes vêm com uma bandeja de alumínio coberta com papelão. Você coloca o alimento na bandeja e depois no microondas. A bandeja reage à energia das microondas.  

Como preparar alimentos num forno microondas  

Normalmente os alimentos para preparar no forno de microondas, tem na sua embalagem as indicações de como os preparar bem como o tempo que devem estar dentro o microondas. Assim como na cozinha convencional, a humidade dos alimentos tende a evaporar-se durante o cozimento por microondas.
Para evitar isso, podem ser utilizados diferentes tipos de tampas como por exemplo de vidro, pratos, papel impermeável, plásticos especiais, papel toalha e outros. Quando usar plástico aderente, deixe uma abertura para a saída do excesso de vapor e se o plástico não for especial para forno microondas não deixe que ele encoste no alimento. Alimentos com membranas ou peles devem ser furados quando forem cozidos inteiros no Forno Microondas, possibilitando assim a saída do vapor e evitando o rompimento da membrana, o que poderia estourar os alimentos. Perfure a gema e a clara do ovo com um palito, fure com garfo a casca de batatas e outros vegetais inteiros; descasque uma tira de maçã, inteira; fure com garfo, salsichas, linguiças, etc…




Uma resposta

Deixar Comentário