Como instalar um auto-rádio

Instalação de um auto-rádio

A instalação de um auto rádio é constituída por três etapas:

1º Instalar o aparelho propriamente dito.

2º Colocar as colunas e antena.

3º Controlar as interferências causadas pelo motor.

Nota: Todas estas operações requerem sentido de precisão e alguns conhecimentos técnicos.

Cuidados de manutenção

Limpe regularmente a antena de rádio com um pano embebido em álcool.

AVARIAS
PROBLEMA CAUSA POSSÍVEL QUE FAZER?
Não há som – Avaria no circuito – Medir a tensão
Interferências – Motor do limpa pára-brisas ou do ventilador, relógio de bordo, indicadores de mudança de direcção, buzina

– Interferências de origem estática (sobretudo em estradas de piso irregular)

– Colocar condensadores

– Ligações de massa entre a carroçaria e todos os elementos cujo contacto directo à massa é mais ou menos aleatório (capot, porta-bagagens, bloco do motor e tubo de escape)

Se a instalação não está prevista

Para este caso existem duas soluções:

A primeira  solução é comprar uma consola. Existem uma grande variedade de consolas para todos os modelos de automóveis, muito fáceis de instalar. Normalmente vêm acompanhadas dos acessórios necessários. Para a instalação do aparelho, proceda da forma descrita anteriormente. Tem de comprar um suporte para colocar sob o painel de instrumentos. Esta instalação é bastante simples. O suporte tem uma abertura idêntica à do painel de instrumentos ou da consola da maior parte dos carros. Por isso, basta colocar o auto rádio no suporte da forma anteriormente descrita, montar o conjunto debaixo do painel com parafusos auto-perfurantes e fazer a ligação dos cabos.

A outra solução consiste numa alternativa mais barata, ou seja cortar a ligação existente no carro e substituí-la por uma ficha de adaptação. Porém, esta solução é pouco prática e, também, pouco fiável pois os fios podem desligar-se.  O melhor é adquirir cabos de ligação própria para o aparelho.

Instalação do aparelho quando a instalação foi prevista pelo fabricante

O aparelho de auto rádio pode ser colocado em dois sítios possíveis:

1-      No painel de instrumentos,

2-      Na consola (prolongamento do painel de instrumentos, entre os bancos da frente) ou num suporte separado. Normalmente, a maioria dos carros tem um espaço previsto para o aparelho de auto-rádio no painel de instrumentos ou na consola.

Passos para instalar o auto rádio:

– Desligue o borne negativo da bateria (o que tem ligação de massa), para evitar eventuais curto-circuitos;

– Coloque o auto rádio no espaço que lhe está destinado. O grau de dificuldade desta operação irá variar conforme o tipo de carro. Por vezes, é necessário desmontar parcial ou totalmente o painel de instrumentos. A instalação na consola é no geral mais fácil, já que esta pode ser rapidamente desmontada.

– Ligue a extremidade do cabo de alimentação do aparelho ao circuito eléctrico do carro. Deve consultar o esquema do circuito eléctrico do veículo para identificar possíveis pontos de ligação como o contacto acessório da chave de ignição, bateria, etc. Se o auto rádio não tiver ligação de massa, ligue um cabo de massa entre a caixa do aparelho e um ponto da carroçaria em que o metal não esteja pintado.

– Finalmente, volte a ligar o borne negativo da bateria.

A antena

Existem vários tipos de antenas, desde a antena de rádio flexível à electrónica, passando pela telescópica, manual ou automática e pela antena de rádio de limpa pára-brisas.

Instalação da antena

A colocação da antena de rádio é de extremamente importante, pois dela depende a boa recepção do som. Geralmente, a melhor localização é ao centro do tejadilho. No entanto, devido às dificuldades que esta opção apresenta, é frequente fazer-se a instalação na parte da frente do tejadilho, por cima do retrovisor. Desta forma, é possível fazer deslizar o cabo de ligação por debaixo da borracha do limpa pára-brisas e levá-lo até ao auto-rádio. Porém, é preferível que a antena fique o mais longe possível do motor para não causar interferências. Na maioria dos carros, o motor está na parte da frente. Por isso, é melhor pôr a antena na parte de trás do carro.

Passos a seguir para a sua instalação:

Para instalar a antena, proceda da seguinte forma:

1-      Cubra o local escolhido com fita adesiva.

2-      Marque um círculo com o diâmetro requerido e faça vários furos em redor, até poder retirá-lo. Para não deixar que o mandril do berbequim toque na carroçaria, ponha um bocado de alcatifa ou outro material idêntico, entre o mandril e a broca.

3-       Esfregue os rebordos do furo com papel de lixa, até que fiquem bem lisos, em seguida descole a fita adesiva. Se possuir uma lima cónica para aumentar os furos, adaptável ao berbequim, marque o centro do círculo com um punção e lime até obter o diâmetro adequado.

4-      Introduza a antena de rádio na carroçaria e aperte-a. Deve ter atenção para a peça dentada da antena de rádio estar em contacto directo com a carroçaria, para obter o máximo de ligação de massa. Por isso, elimine qualquer produto anti-corrosão e deixe o metal bem a descoberto.

5-       Conduza o cabo da antena para o interior do veículo, sem o enrolar nem fazer passar perto do motor. Se fizer algum furo na carroçaria para a passagem do cabo, não se esqueça de o tapar em seguida com massa de silicone.

6-      Ligue o cabo ao auto rádio. Mesmo que o carro seja pequeno, pode ser necessário aumentar o tamanho do cabo, ligue o rádio e sintonize uma emissora de recepção fraca em onda média (entre 1.200 e 1.400 kHz) e regule o volume para o máximo.

7-      Regule a antena de rádio até obter a melhor recepção possível, depois de ter verificado o bom funcionamento com o motor desligado, ponha-o a trabalhar e carregue no acelerador. Se o auto-rádio continuar a funcionar bem, o que é pouco provável, terá terminado o seu trabalho. Se, pelo contrário, existirem interferências, será necessário eliminá-las.

Eliminar as interferências

Esta operação deve ser feita num local isolado, onde as eventuais interferências de origem exterior sejam minimizadas. Como já foi dito anteriormente, a melhor forma de não ter interferências consiste em colocar a antena o mais longe possível do motor. Se, apesar de disso, o ruído continua faça o seguinte:

– Desligue temporariamente a antena, com o rádio e o motor a trabalhar. Se as interferências desaparecerem, é porque são causadas pela antena de rádio. Uma ligação de massa bem feita deverá resolver o problema;

– Se as interferências persistirem, volte a ligar a antena e ponha um filtro no cabo vermelho de alimentação do rádio. Existem vários modelos de filtros, com ou sem fusível incorporado. Tenha muita atenção para não se esquecer de desligar o borne negativo da bateria enquanto efectua esta operação.

Instalação das colunas

Conselhos na sua colocação:

1-      Não ponha as colunas demasiado próximas dos bancos de trás, para não abafar o som, oriente as colunas de forma a que o fluxo sonoro possa circular livremente para a frente, afaste-as ao máximo, para melhorar o efeito estereofónico, faça passar os cabos por debaixo do tapete, até ao auto rádio, e corte-os à medida.

2-       Enrole os cabos para evitar ruídos de fundo quando ligar o aparelho. Deve ligar correctamente os cabos ao aparelho.

3-      Para encastrar as colunas no tabuleiro de trás deve começar por medir a coluna, para determinar as dimensões do corte a efectuar, depois deve fazer os cortes com uma serra de marchetaria e encaixar as colunas. Em seguida, faça um furo na chapa que está por detrás do encosto do banco, para a passagem dos cabos. Coloque os cabos da forma descrita anteriormente.

4-      Existe ainda a alternativa de instalar as colunas nas portas. Porém, esta alternativa é ainda mais complicada que a anterior. Por isso, a não ser que tenha experiência desse tipo de operações, é preferível recorrer a um profissional.

23 Comments

  1. bruno silva Responder
  2. Ricardo Responder
  3. lazio Responder
  4. welington Responder
  5. Amilton Responder
    • João Responder
  6. erika Responder
  7. francex Responder
    • João Responder
  8. Marisa Viegas Responder
  9. Marisa Viegas Responder
  10. Marisa Viegas Responder
  11. Marisa Viegas Responder
  12. Marisa Viegas Responder
    • João Responder
  13. juliano mendes Responder

Deixar Comentário