Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como Instalar uma Torneira

TIPO DE TORNEIRA A ESCOLHER

TORNEIRA SIMPLES: Uma única entrada de água e uma única saída (quente ou fria). Para instalação na parede (jardimgaragem) ou numa bacia ou lavatório. A entrada da torneira simples é sempre uma ligação macho. Æ 12 x 7 ou 15 x 21.

MISTURADOR: Duas entradas de água (quente e fria) para duas torneiras com uma única saída. Instalada em orifício de passagem: ligações de entrada em tubo de cobre Æ 8 x 10 ou duas uniões roscadas macho Æ 12 x 7 ou 15 x 21.

MISTURADOR INTEGRADO: Duas entradas de água (quente e fria) com uma alavanca que controla o débito e a mistura da água quente e fria. Ligações de entrada e instalação idênticos ao misturador simples.

MISTURADOR TERMOSTÁTICO: Permite fazer uma regulação exata e constante da temperatura desejada. Os misturadores modernos estão equipados com discos de cerâmica sem desgaste. Estes discos substituem as tradicionais buchas em borracha utilizadas nas torneiras tradicionais mais baratas.

ABERTURA DO ORIFICIO DE PASSAGEM

FURAÇÃO – Bacia ou lavatório em cerâmica

· Colocar o lavatório sobre uma superfície estável e na sua posição normal.

· Localizar por transparência a localização da pastilha de furação.

· Marcar o seu centro aproximado.

· Utilizando uma broca para alvenaria com ponta de carbono Æ 8 mm ou utilizando uma chave de fendas philips como um punção, descolar a pastilha batendo delicadamente com um martelo. A pastilha pré-cortada deverá saltar sem dificuldade .

como-instalar-uma-torneira-1

· Se a ferramenta utilizada perfurar a pastilha sem a descolar, alargar o orifício cuidadosamente com um pequeno escopro .

FURAR DO INTERIOR PARA O EXTERIOR – Bacia em inox

· Marcar a localização do orifício e em seguida fazer vários furos tangenciais à periferia do orifício.

· Remover a parte central do orifício e retificar o diâmetros com a ajuda de uma lima tipo “cauda de rato” ou em meia-cana .

Bancada em madeira

· Proceder como para a bacia em aço inox· Concluir o trabalho com uma grosa para madeira.

Bancada em azulejo

· Proceder como para a bacia em aço inox mas fazer os furos com uma broca com ponta de carbono e colando uma fita adesiva sobre a área a perfurar para evitar danificar os bordos do orifício
· Instalação de uma torneira ou misturador numa bacia .

como-instalar-uma-torneira-2

UNIÕES ESPECIAIS

- Em tubo: 2 diâmetros, rosca fêmea

- Com joelho: 2 diâmetros rosca macho ou fêmea

- Excêntricas: 2 diâmetros, macho ou fêmea .

INSTALAÇÃO NA PAREDE

INSTALAÇÃO À VISTA

· Aparafusar a peça de aplicação (patere) no furo feito na parede e no qual foi introduzida uma bucha. Os orifícios são função dos diâmetros de entrada da torneira e da ligação mandrilada (1) (as ligações podem ser macho-macho ou macho-fêmea)

como-instalar-uma-torneira-3

INSTALAÇÃO EMBEBIDA

Com canalizações embebidas.

·O tubo de cobre nunca é embebido na parede sem revestimento sendo normalmente instalado dentro de uma tubagem flexível em plástico .

como-instalar-uma-torneira-4
Montagem com patere reto

A torneira é aparafusada na rosca fêmea do patere .

como-instalar-uma-torneira-5
Torneira com duas entradas

· Instalar a torneira nas uniões e canalizações ao chumbar ou fixar as canalizações. Deste modo as canalizações ficam bem alinhadas com o eixo da torneira .

como-instalar-uma-torneira-6

· Em seguida desmontar a torneira para fazer o acabamento final da parede. Se a distância entre-eixos das canalizações for diferente do entre-eixos da torneira (misturador) utilizar uniões excêntricas para fazer a ligação.

UNIÕES ESPECIAIS

Graças à rotação dos joelhos das suas uniões permitem ligar o misturador a canalizações que têm um entre-eixos diferente do da torneira.

como-instalar-uma-torneira-7

LIGAR O TUBO À TORNEIRA

EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE UNIÕES

LIGAÇÃO POR SOLDADURA A QUENTE OU A FRIO

Nunca ligar por soldadura os tubos de um aparelho que tenha discos de cerâmica.

UNIÃO COM GOLA MANDRILADA

As ligações são feitas por uniões roscadas (macho e fêmea). Os dois elementos roscados são enfiados em cada extremidade dos tubos a unir e são em seguida apertados um ao outro.

como-instalar-uma-torneira-8

As uniões com gola mandrilada incluem uma junta de fibra para garantir a estanquicidade. Podem ser fabricadas com um torno de mandrilar.A união com gola pode ser utilizada para:

· ligar 2 tubos entre si

· ligar um tubo a uma torneira

como-instalar-uma-torneira-9

. Dois tubos de diâmetros diferentes podem ser ligados deste modo interpondo entre as duas golas uma união de redução macho-macho.

como-instalar-uma-torneira-10

UNIÃO POR BICONE

· Ligar uma torneira

É composto por duas peças roscadas que se apertam sobre uma peça central. As peças roscadas são colocadas junto à extremidades dos tubos, sendo interposta entre elas um anel bicónico. A estanquicidade da união é obtida pelo aperto da peça bicónica entre as duas peças da união com um chanfro .

como-instalar-uma-torneira-11

· Ligar tubos

A estanquicidade é obtida pelo aperto das duas peças roscadas sobre uma união de redução ou união roscada que esmaga os bicones contra os tubos .

como-instalar-uma-torneira-12

UNIÃO COM JUNTA E ANILHA METÁLICA

O princípio é o mesmo que para a união com bicone mas os anéis bicónicos são substituídos por anilhas encurvada em aço e por uma junta em borracha.

Por aperto, a anilha endireita-se e aloja-se no fundo plano da porca .

como-instalar-uma-torneira-13

Este tipo de união permite fazer a junção de tubos e diâmetros diferentes .

como-instalar-uma-torneira-14

UNIÃO ROSCADA

Para garantir a estanquicidade:

· Enrolar algumas voltas de fita de teflon na parte macho da união e no sentido do aperto da rosca. É possível também utilizar cordão de linho ou juta ou uma pasta para juntas.

· Apertar a torneira na rosca fêmea de um patere.

PARA LIGAR DOIS TUBOS DE DIÂMETROS DIFERENTES, EXISTEM UNIÕES DE REDUÇÃO INTERMÉDIOS PARA SOLDAR OU ROSCAR QUALQUER QUE SEJA O TIPO DE UNIÃO.

2 Comentários para “Como Instalar uma Torneira”

  • obrigado por ter conseguido o k eu necessitava
  • nossa era bem isso que eu precisava saber. valew pelas dicas.
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: