Como jogar dardos

Jogo dos Dardos

jogo-de-dardos

jogo dos dardos é muito fácil de jogar. O objectivo do jogo é  conseguir acertar num alvo circular com dardos próprios. O alvo circular é marcado com círculos concêntricos de 20 sectores numerados. Cada círculo  que acerta irá corresponder a  um valor. Podem participar duas ou três pessoas individuais ou pode ser jogado por equipas de dois ou mais elementos. Quando é jogado por uma ou duas pessoas, cada jogador começa com 301 pontos. Quando o jogo é feito por equipas, cada equipa começa com 501 pontos. Os pontos que são adquiridos por cada dardo que atinjir o alvo são subtraídos à pontuação inicial. A vitória é do primeiro jogador ou a primeira equipa a chegar a zero.
Para se decidir quem inicia o jogo pode se optar por atirar dardos isolados, quem começa o jogo é o jogador que conseguir que o dardo acerte mais perto da mouche que é o centro. Cada jogador tem direito de lançar três dardos. Geralmente, o jogador ou a equipa só pode abrir a pontuação com uma dupla, isto é, um dardo tem de acertar no círculo mais afastado do centro do alvo, onde a pontuação é o dobro do número marcado no sector. O jogador ou a equipa que não consiga fazer uma dupla com os seus três dardos deve tentar de novo na sua vez, até conseguir. A pontuação deve ser também completada com uma dupla ou uma mouche.  È norlmalmente disputada três partidas por cada jogo.
A mouche que fica no centro do alvo vale 50 pontos, e o pequeno círculo que esta de volta, vale 25 pontos. Entre o círculo das duplas e a mouche existe um outro círculo estreito. Se acertar com o seu dardo nesse circulo irá conseguir o triplo do número marcado no sector. O número máximo de pontos que pode conseguir com um único dardo é 6o.
Quando fizer jogos de torneio, a pontuação que é dada a cada um no início do jogo é de 501 pontos. O alvo é montado de maneira que o centro fique a 1,70 m do chão. O jogador  deve lançar os dardos atrás de uma linha que é marcada no chão com uma distância de  a 2,40 m do alvo.




2 Comments

  1. marcelo campos Responder

Deixar Comentário