Como obter fotografias em movimento

Técnicas de fotografia – Como tirar fotografias em movimento

Acentuar a velocidade

Para criar uma sensação de velocidade numa fotografia de um carro, por exemplo, ou de um esquiador, tente uma fotografia panorâmica. Fixe a velocidade do obturador a menos de 1/125 de segundo e foque sobre um ponto onde a acção será mais espectacular — por exemplo, numa curva rápida. Então, siga o objecto com a máquina, mantendo-o no centro do visor. Isto será mais fácil se utilizar tripé. Prima o botão quando o carro ou o esquiador atingirem o ponto escolhido, sem interromper o movimento de máquina, e seguindo o objecto durante mais um momento,
Como existe um elemento de sorte nestas fotografias de acção, talvez tenha de tirar várias fotografias e tentar diferentes velocidades de obturador com a finalidade de obter uma fotografia ideal do objecto perfeitamente definido contra um plano de fundo de linhas e riscos que dão a impressão de velocidade.

A película

Utilizando uma película de velocidade média (ISO 100-200), a célula da maioria das máquinas fotográficas normais de auto foco conseguirá fotografias de pessoas a caminhar a passo moderado ou um animal que se desloque lentamente, sem que a fotografia saia tremida. Para acções mais rápidas com iluminação fraca, compre um filme rápido (ISO 400-1000) — o que lhe permitirá utilizar uma velocidade grande de obturador com um número  relativamente alto. Os melhores resultados obtêm-se com uma máquina Reflex (SLR) de 35 mm, mas uma máquina normal também pode ser bastante eficaz.
Se utilizar uma máquina simples de foco fixo ou de regulações fixas, provavelmente haverá alguns tremidos.

Acção imobilizada com flash

Dentro de casa, o flash electrónico, que geralmente dá um relâmpago que dura 1/500 de segundo, imobilizará o movimento, porque a duração do relâmpago é curta, contudo, um flash electrónico médio apenas iluminará o objecto se este estiver até cerca de 4,5 m de distância. Por vezes, é possível controlar a acção. Por exemplo, numa festa de aniversário regule a sua máquina para o flash, depois diga «1, 2, 3, assopra» e carregue no botão quando a chama das velas começar a tremer.
Para parar a acção imediatamente em frente do fotógrafo, o objecto é focado enquanto se aproxima e mantido constantemente no centro da objectiva, e a máquina é deslocada num movimento de arco. O fotógrafo dispara quando o objecto está bem em frente, sem reduzir ou interromper o movimento panorâmico.

Fotografia de acção

Suponha, por exemplo, que pretende fotografar um homem a caminhar apressado e que atravessa o seu campo de visão paralelo à máquina ou em diagonal em relação à imagem. Se ele estiver a meia distância, de modo que a sua altura ocupe cerca de metade da altura do visor, uma velocidade de obturador de 1/125 de segundo imobilizará o movimento. Mas se ele estiver a caminhar em direcção à máquina ou a afastar-se dela, é necessária uma velocidade de apenas 1/60 de segundo. Se alguém atravessar a fotografia a correr ou de bicicleta ou perto da máquina quando carregar no botão, será necessária uma velocidade igual ou superior a 1/250 de segundo para imobilizar a acção; para fotografar um carro ou barco em movimento — talvez 1/500 ou 1/1000 de segundo.

Evitar uma fotografia tremida

Para evitar que as fotografias saiam tremidas, utilize uma velocidade de obturador alta .
Se a sua máquina fotográfica possuir várias regulações, primeiro escolha e fixe a abertura. Se não possuir fotómetro incorporado, as instruções que acompanham o filme dir-lhe-ão qual o melhor número para as diferentes e condições de luz.
Quanto mais perto estiver o objecto da máquina, maior deve ser a velocidade do obturador; de modo semelhante, quanto maior for a velocidade do movimento, tanto maior deverá ser a velocidade do obturador.

Nota:

Se for necessário, aproxime-se da acção ou, se possuir uma máquina com objectivas intermutáveis, utilize uma teleobjectiva ou uma objectiva de focal variável, o chamado zoom, para aproximar mais a acção do ponto onde se encontra.




Deixar Comentário