Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como resolver problemas no autoclismo

O autoclismo e a sanita podem constituir um único bloco ou, o que é mais frequente, estar separados. No autoclismo, a válvula da torneira é accionada por uma alavanca que desemboca num flutuador. Quando este mecanismo funciona correctamente, a válvula vai-se fechando à medida que o volume da água faz subir o flutuador e fica completamente fechada quando a água alcança o seu nível máximo. Quando se puxa o autoclismo, a descarga de água é distribuída pela sanita através de um rebordo oco e empurra a água que se encontra no sifão e os resíduos para a canalização.
Alguns autoclismos permitem optar entre uma descarga mínima ou máxima, de acordo com as necessidades do momento. Desta forma, é possível poupar um volume de água considerável.

Um autoclismo danificado pode perder várias dezenas de litros de água por hora. Portanto, o melhor é resolver rapidamente o problema. Eis o que é possível fazer em cada situação.

Limpeza e substituição de peças
Para desmontar o mecanismo, feche a torneira de segurança ou, na sua ausência, a torneira principal. Em seguida, faça subir o flutuador. Desaparafuse e retire a torneira do autoclismo, verificando a sequência das operações. Limpe as várias peças, substitua as juntas gastas ou danificadas e volte a montar a torneira. Se esta for velha, pode ser que não seja suficiente limpá-la e, nesse caso, o melhor é instalar uma nova. É conveniente levar a torneira velha quando for comprar a nova, para que o vendedor lhe possa fornecer um modelo com as dimensões adequadas.
O depósito enche muito devagar
Esta lentidão pode ser causada por uma baixa de pressão de água na canalização ou por qualquer problema no autoclismo. Comece por verificar a pressão de saída da água. Se for pouco potente, confirme se os seus vizinhos também têm o mesmo problema. Caso contrário, é melhor chamar um canalizador. Se o problema for comum, contacte a companhia de abastecimento da água. Se não detectar qualquer problema de pressão, verifique:
– a estanquecidade da junta de borracha;
– a válvula da torneira, Se estiver entupida, desmonte-a e limpe-a. Aproveite a ocasião para substituir as juntas e limpar o depósito.

O depósito enche pouco ou em excesso
Em ambos os casos, é necessário examinar o flutuador: levante-o ou baixe-o, a fim de regular adequadamente a entrada de água. Se o flutuador não tiver um mecanismo de ajuste, dobre um pouco a alavanca: para baixo, se o nível da água for excessivo; para cima, se for insuficiente.
Pode acontecer que o flutuador roce na parede do depósito, podendo mesmo ficar preso. Neste caso, puxe ligeiramente a alavanca, até que o flutuador se possa mover livremente. Em seguida, verifique novamente se a água atinge o nível adequado (se necessário, regule-o uma vez mais, como indicado anteriormente).

Fugas
No fundo do autoclismo, a estanquecidade é assegurada por uma junta de borracha. Quando esta junta está muito suja ou endurecida (devido à acção calcária da água) ocorrem fugas constantes. Tente solucionar este problema limpando a junta e a parte do depósito em que assenta. Se a operação não resultar, poderá ser necessário substituir a junta. Mas, antes disso, verifique se montar a junta ao contrário soluciona o problema. Se for comprar uma junta nova, leve a velha para lhe servir de modelo, já que existem muitos tipos, de várias dimensões.

Se despejar de vez em quando cerca de um litro de vinagre no depósito (duas vezes por ano, no caso de a água ser muito calcária) e o deixar actuar durante a noite, reduzirá a frequência dos problemas que assinalámos.

Sem Comentários para “Como resolver problemas no autoclismo”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por:
Nome : Email :