Como utilizar a máquina de agrafar

Ferramentas para fixação rápida

Em muitos casos, é possível utilizar o agrafador ou a máquina de agrafar apenas com uma das mãos, o que deixa a outra mão livre para segurar a obra. A única excepção diz respeito a agrafadores que aplicam agrafos compridos, com efeito, é necessário fazer uma certa pressão para manter o agrafador em contacto com os elementos para que o agrafo penetre devidamente.
Siga as instruções do fabricante sobre a forma de colocar os agrafos no carregador e nunca o carregue demasiado. Dado que existem diversos tamanhos de agrafadores, use sempre os agrafos recomendados para cada modelo. Os agrafos podem ser aplicados em aglomerado de madeira, laminado, contraplacado e placas de fibras de madeira, e quanto mais compridos forem, mais firme será a fixação. Alguns agrafadores eléctricos podem também ser carregados com pregos, o que os torna adequados para a fixação de placas de fibras de madeira quando se pretende regularizar
pavimentos.
Existem agrafadores pneumáticos e eléctricos. Estes, além de serem os mais indicados para trabalhos repetitivos, têm, em geral, a possibilidade de regulação da pressão da máquina aplicada ao agrafo. Esta regulação é importante na fixação de materiais finos, como papel ou cartolina, dado que uma força excessiva enterraria também a cabeça do agrafo no material.
Para fios e cabos, é aconselhável utilizar agrafos especiais em forma de U e regular a pressão da máquina para que eles não firam o isolamento ou cortem o cabo.
Observe sempre as regras de segurança ao utilizar o seu agrafador, muito particularmente ao fechá-lo para o guardar no estojo, pois alguns disparam quando se comprime o manípulo.
Mantenha o agrafador limpo, guardando-o no respectivo estojo sempre que não estiver a utilizá-lo. De vez em quando, passe-o com um pano humedecido com óleo de máquina.

 




Deixar Comentário