Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Conserto de eletrodomésticos

Elementos básicos do conserto de electrodomésticos.

Electrodomésticos de motor

Electrodomésticos de motor convertem energia eléctrica em movimento. Essa energia corta e mistura alimentos, abre-latas, tritura lixo, aspira poeira e movimenta o ar. Um motor converte energia eléctrica em energia magnética que movimenta um eixo. A extremidade desse eixo pode ter uma lâmina ou outro apêndice que faz o trabalho real.
Entre os electrodomésticos com motor abordados neste artigo estão liquidificadores e batedeiras, abridores eléctricos de lata, trituradores de lixo e aspiradores de pó tipo vassoura e de arrastar. Entre outros electrodomésticos com motor de operação similar estão espremedor de frutas, moedor de café, máquina de sorvete, faca eléctrica, amolador de faca, apontador eléctrico de lápis, relógio eléctrico, ventiladores, humidificadores e barbeadores eléctricos.

Electrodomésticos térmicos

Electrodomésticos térmicos convertem energia eléctrica em calor, que é usado para torrar pão, aquecer café, secar cabelos ou desempenhar outras tarefas úteis. Esse calor é gerado pela corrente que passa por um fio especial chamado resistência. Porque a resistência dificulta a passagem da electricidade, parte de sua energia se transforma em calor. A electricidade usa tanto de sua energia para superar a resistência de um elemento da torradeira, por exemplo, que fica vermelho vivo e torra o pão.
Entre os electrodomésticos térmicos apresentados neste artigo estão torradeiras, minifornos, cafeteiras eléctricas e cafeteiras eléctricas de aço. Entre os electrodomésticos térmicos que funcionam segundo os mesmos princípios estão ferro de passar, fritadeira eléctrica, panela eléctrica, chapa eléctrica, máquina de waffle, forno de convecção, panela elétrica slow cooker, desidratador de alimentos, panela eléctrica de arroz, panela eléctrica para cozimento a vapor, grill eléctrico, cafeteira eléctrica expresso, máquina de chá gelado. Depois que aprendemos a solucionar os problemas dos electrodomésticos térmicos mais conhecidos, fica fácil consertá-los.

A solução de problemas de electrodomésticos

Quase todos os electrodomésticos são alimentados por electricidade de 120 volts. Isso significa que muitos dos problemas que podem ocorrer com torradeiras também podem ocorrer com trituradores de lixo e secadores de cabelo. Esses problemas são causados por disjuntores ou fusíveis, interruptores e tomadas ou fios soltos ou aterrados.

Chaves

A maioria das chaves de electrodomésticos é activada manualmente para controlar o fluxo de corrente no aparelho. Move-se ou empurra-se uma chave unipolar para ligar ou desligar a electricidade. Chaves de passo variável permitem o fluxo de determinadas quantidades de corrente, como uma chave de velocidade controlável para liquidificadores, por exemplo.

Controles de electrodomésticos

A energia eléctrica que entra em um electrodoméstico precisa ser controlada: ligada, desligada ou submetida a variações segundo a temperatura, o tempo ou a função. É isso que os controles dos electrodomésticos fazem. Entre eles temos interruptores, termóstatos, reóstatos e cronómetros.
Em muitos problemas com electrodomésticos, a falha é no controlador. Por isso, antes de começarmos a desmontar a torradeira ou o aspirador de pó, vejamos como funcionam os controles dos electrodomésticos, e o que fazer quando eles não funcionam.

O conserto de fios e cabos de electrodomésticos

Para testar um fio ou cabo de electrodoméstico, certifique-se primeiro de que ele está desconectado de qualquer fonte eléctrica. Depois, use um multímetro para ver se ele está conduzindo electricidade adequadamente.
Com o multímetro inserido, mexa o cabo para ver se não há um rompimento nos fios capaz de causar curtos intermitentes. Além disso, verifique a qualidade e a maleabilidade do isolamento do fio ou do cabo. Se houver algum rompimento ou fenda que possa acabar expondo os fios, substitua o cabo ou fio por outro de bitola e capacidade equivalente.

Cronómetros

O cronómetro controla o fluxo de corrente baseado em um dispositivo digital ou mecânico semelhante a um relógio. O cronómetro na cafeteira eléctrica garante café fresco de manhã. Na maioria dos casos, os cronómetros ligam e desligam electrodomésticos. Quando um electrodoméstico cronometrado não liga, um dos primeiros componentes que precisamos verificar é o cronómetro. Alguns podem ser consertados, ao passo que outros precisam ser substituídos.

Reóstatos

O reóstato é um controlador variável. Ou seja, ele controla variavelmente a quantidade de corrente que passa para um componente do electrodoméstico. O liquidificador com controlo de velocidade que pode ser accionado para aumentar ou diminuir a rotação do motor usa um reóstato para desempenhar essa função. Já que os reóstatos podem se danificar com a humidade, eles estragam com facilidade. Nesse caso, precisam ser substituídos por outro, de mesmo tipo e função.

Termóstatos

Um termóstato abre e fecha um circuito para fornecer corrente de acordo com a temperatura. O mais simples, um termóstato bimetálico, usa duas peças de metal ligadas, com diversas variações térmicas. Em temperatura ambiente, por exemplo, ambos os metais têm comprimento e forma idênticos, permitindo a existência de pontos de contacto no circuito. O calor flexiona um dos metais e faz com que os contactos se separem, abrindo o circuito e impedindo a passagem de corrente.
Termóstatos podem ser usados para ligar ou desligar um elemento calefator ou um motor. Na verdade, os termóstatos são usados como protectores de sobrecarga que abrem um circuito e desligam um motor se ele for submetido ao super aquecimento ou à sobrecarga.

33 Comentários para “Conserto de eletrodomésticos”

  • tiago diz:
    meu espremedor de laranja estar com problema. quando vou espreme a laranja o motor aciona mais nao tem força para espreme a laranja.
  • Luiz diz:
    Meu termostato deu problema também, conseguiu consertar o seu?
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: