Cultivo de Plantas – Camomila

Cultivar a Camomila

Nome científico: Matricaria chamomilla L

Família: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

A camomila é uma planta com origem no norte da África. Que dá todo o ano em quase qualquer tipo de terreno. As suas folhas são verde-claras com flores centrais de corola.

O cultivo de plantas como a camomila terá de ser em  em clima temperado com temperatura abaixo dos 20 graus, é uma planta que não resiste durante muito tempo a clima seco e de temperatura elevada. Resiste muito bem às geadas.

Pode encontra-la em prados e bermas de caminhas, regiões calcárias da Europa. Também nas zonas temperadas da Ásia ocidental, norte de África, América e Austrália.

Creche em solo fértil e com algum composto orgânico. E propaga-se por sementes. Encontra-mo-la na categoria de  plantas de jardim pelo seu odor fantástico.

A camomila faz parte da categoria das plantas medicinais há muitos séculos. A sua importância era tanta que os homens sábios do Egipto antigo, entenderam que devia ser consagrada ao sol. Além dos egípcios, também os gregos e os romanos utilizavam esta planta como remédio para baixar a febre, tratar doenças hepáticas e combater as dores intestinais.

Propriedades da camomila

Adstringente, antialérgica, calmante da pele, clareador de cabelo, digestivo, fortificante, laxante, sedativa, sudorífico. Anti-inflamatório e espasmolítico no muco gástrico e duodenal, cicatrizante, imunoestimulante, anti-bactérico (uso tópico).

Modo de usar

Folhas, por infusão trata a acidez do estômago, alivia a dor de ouvido, catarros, cefaléias, cólica das crianças, cólica do estômago, dor, enxaqueca, espasmo, estimula a menstruação, evita assadura, gases, gripe, inflamação do intestino, serve para lavagem vaginal,  evita a menstruação difícil e dolorosa, nevralgias, queimadura do sol, alivia a tensão pré-menstrual.

3 Comments

  1. anamaria de andrade Responder
    • carolline Responder
  2. Jéssica Responder

Deixar Comentário