Cultivo de plantas – Citronela

Citronela

citronela

Nome científico: Cymbopogon nardus (L.) Rendle
Família: POACEAE (GRAMINEAE)
Originária da Ásia é eficiente contra os insectos.
Planta herbácea, perene, que atinge cerca de 1,5m de altura. As folhas são  verdes, longas e simples.

Características

Esta planta, é uma das plantas aromáticas oriunda da ilha de Java, na Indonésia. A partir desta planta consegue-se obter  produtos com eficiência comprovada como repelente de insectos, nomeadamente moscas, mosquitos e outros insectos voadores.

O óleo essencial extraído da citronela é um produto natural, não tóxico, vendido como essência, que se pode dissolver em água e aplicar no animal com um vaporizador. Encontra-se mais facilmente no mercado sob a forma de velas decorativas/aromatizantes para uso interior e exterior.

A planta exala um odor muito agradável e por isso é usada também na indústria de perfumaria. No entanto, esse odor é extremamente desagradável para os insectos, funcionando assim como um excelente repelente, sem provocar qualquer tipo de toxicidade nos humanos e animais de companhia.

Uma forma de repelir os insectos com uma relativa eficiência e evitar que entrem dentro de casa, é semear a planta no próprio jardim numa extensão razoável, de preferência em forma de sebe a circundar a casa, já que o seu efeito visual é perfeitamente suportável e o odor muito agradável.

Embora seja originária e se dê em regiões de clima tropical, como por exemplo o Brasil, o cultivo de plantas como a  citronela deve ser feito em locais protegidos num solo fértil e húmido, desenvolvendo-se em Portugal com alguma facilidade.

Indicações Terapêuticas
Anti-séptica, aromática, desodorizante, fungicida, repelente.

Condições para se desenvolver:
Clima: Quente.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: Arenoso ou de textura argilosa.
Propagação: Divisão de touceiras.




25 Comments

  1. Adriano Mendes Responder
    • tiago... Responder
  2. Marco Traquino Responder
    • José Olivença Responder
  3. anderson Responder
  4. Maria Odete Fontes Responder
  5. Bruno Responder
  6. NEIDE FIDELES Responder
  7. Etsuko Fugi Responder
  8. Antonio Pereira Responder
  9. Adriana Responder

Deixar Comentário