Decoração de Natal feita por si

Se gosta de trabalhos manuais e está cansada de tudo aquilo que vê nas lojas, está na altura de começar a fazer as suas próprias decorações natalícias. Dessa forma, pode garantir que mais ninguém tem igual e que reutiliza materiais que pensou que estariam condenados ao lixo.

Decoração de Natal feita por si

As velas são uma óptima forma de decoração, portanto, porque não fazer as suas próprias velas? São mais fáceis de fazer do que pode parecer à primeira vista, ainda que a sua execução seja complexa, e poderá gabar-se a todos de como as bonitas velas que tem a decorar a sua sala, na noite de Natal, foram feitas por si.

decoração de natal

Decoração de Natal com material re-utilizado

A maneira mais fácil é reaproveitar as suas velas velhas e feias. Está interessada? Vamos a isso, então. Irá precisar dos seguintes materiais:

  • o ingrediente principal é a parafina, produto que se encontra nas velas velhas, portanto precisará disso mesmo: velas velhas/usadas;
  • tesoura;
  • pinça;
  • um recipiente de vidro, uma lata ou taça;
  • pavios;
  • panela;
  • corantes

O primeiro passo é limpar essas velas usadas: retire o pavio queimado e todas as partes sujas. Coloque a vela – aos pedaços se preferir – numa lata e ponha a lata em banho maria, na panela, até que a vela se derreta.

De seguida, coloque a parafina derretida no recipiente escolhido para a forma da vela (se escolher um recipiente de vidro, certifique-se que é de vidro temperado). Com a ajuda da pinça, retire o pavio da vela antiga.

Antes de colocar o novo pavio, deverá de esperar que o líquido arrefeça um bocado, de modo a ganhar a consistência necessária para aguentar o novo pavio. Este pavio deverá de ter 3 a 4 cm a mais do que a altura da vela. Caso seja necessário, coloque um pouco mais de cera para nivelar a superfície da vela. Antes de poder acender a vela, terá que esperar várias horas, para que ela seque e solidifique devidamente.

Se assim o desejar, poderá adicionar cor e odor – pode ser adicionado quando a parafina quente for despejada no recipiente. Caso seja para oferecer, coloque-a num embrulho com um laço colorido e um cartão de boas festas.

Forma económica de fazer decoração de Natal

Esta é uma forma económica e simples de fazer as suas próprias velas, reaproveitando aquelas velas feias e já queimadas que já pensava em atirar para o lixo. Podem ser usadas para a decoração da sua casa ou como uma bela prenda de Natal artesanal. Se quiser, decore o recipiente. A vela é sempre um bom objecto decorativo, portanto, porque não?

Numa única tarde pode fazer imensas velas novas a partir das suas velhas, com novas cores e até aromatizadas. Dê um toque especial, um toque seu, este Natal.

 




Deixar Comentário