Decorar madeiras: preparação para pintar

Antes de decorar madeiras é preciso preparar corretamente a superfície em que se irá aplicar a pintura, pois os defeitos da madeira têm tendência a ser realçados pela tinta.

Seguem-se algumas etapas e dicas de como preparar a madeira para a pintura.

pintar-madeira

Lixar

Por vezes, pode ser necessário nivelar a superfície a pintar ou até remover tinta já existente. As camadas múltiplas são frequentemente mais simples de raspar e lixar, mas se a tarefa se revelar mais complicada algumas técnicas podem ajudar.

Por exemplo, pode optar por usar uma pistola de ar quente para soltar a tinta mais facilmente da superfície. Raspe a tinta com uma espátula larga, logo que começa a fazer bolhas. Tenha cuidado com o uso da pistola de ar quente, pois o calor não deve incidir na mesma zona durante muito tempo ou corre o risco da madeira ficar queimada.

Pode também optar por usar químicos removedores. Neste caso, nunca se esqueça de usar proteção como luvas, máscara e óculos. Aplique o removedor com uma trincha velha.

Depois da tinta velha ser removida, lave a madeira com um pouco de vinagre de vinho branco para neutralizar os químicos do removedor, enxaguando de seguida com água limpa.

Se a superfície a preparar tiver áreas mais complicadas (devido ao seu formato, por exemplo), um truque eficaz é enrolar um bocado de lixa, que se ajuste aos contornos arredondados ou irregulares em causa.

Betumar

A maioria das madeiras não pode ser apenas lixada e pintada. Em alguns casos vai precisar de betumar, para além de lixar. Betumar é especialmente importante para disfarçar riscos e pequenos buracos. Existem no mercado diversos produtos para este fim, alguns específicos e outros multiusos.

Em qualquer dos casos, nunca se esqueça de limpar previamente a área a ser betumada, especialmente se tiver lixado antes, de modo a remover o pó e resíduos. Pode utilizar um pano húmido (sem fios)para fazer a limpeza.

Depois de aplicar o betume, tente alisar e moldar ao buraco ou racha. No final, não se esqueça de lixar para que fique bem nivelado e liso.

Primário

Para um melhor acabamento, aplique sempre um primário. Use trinchas novas para aplicar o primário e não para pintar, uma vez que provavelmente perderão cerdas da primeira vez que forem usadas. Isto significa que estarão em melhores condições para aplicar camadas subsequentes.

 

Acima de tudo, um bom acabamento é resultado também de uma excelente preparação para pintar. Depois, certifique-se que aplica a tinta usando as técnicas apropriadas.




Uma resposta

Deixar Comentário