Dicas para a limpeza dos tapetes da sua casa

Manter os tapetes da casa sempre limpos nem sempre é uma tarefa simples. É verdade que com alguns cuidados básicos consegue mantê-los bonitos durante algum tempo, mas é preciso também ter em conta que é essencial saber preservá-los durante vários anos nas melhores condições, pois são acessórios decorativos que podem ser bastante dispendiosos.

Siga as nossas próximas dicas para conseguir manter os tapetes limpos, bonitos e livres de nódoas e poeiras.

 

 

Conselhos básicos

Os tapetes não são todos iguais e, por isso mesmo, também a sua limpeza deve ser específica. A limpeza dos tapetes deve ter sempre em conta o tamanho do tapete, o tipo de material com que foi feito, a forma como foi feito, a sua cor e outras especificações. Contudo, de forma geral, uma das formas mais simples de os manter limpos é através de uma boa aspiração, especialmente na parte de trás do tapete, zona frequentemente esquecida. Pelo menos uma vez por mês vire o tapete ao contrário e aspire o verso do mesmo De seguida, faça o mesmo para a parte frontal, mas tenha o cuidado de não danificar as fibras mais sensíveis, especialmente as franjas (se as tiver).

Tenha muito cuidado com o tipo de produtos que aplica na fibras dos tapetes, tais como sprays e detergentes.  Este tipo de produtos são normalmente feitos a pensar na limpeza de tapetes de fibras sintéticas e não para tapetes de fibras naturais mais sensíveis, pois contém químicos muito agressivos. No caso dos tapetes de fibras naturais, como lã por exemplo, o mais aconselhável é que teste o produto numa zona mais escondida do tapete, para que não venha a ter surpresas desagradáveis.

Tipos de tapetes

  • Tapetes de lã – Aspire-os pelo menos uma vez por semana, mas passe o aspirador com cuidado para não danificar as fibras. Todos os anos faça uma limpeza profunda ao tapete, de preferência uma limpeza profissional. Quando a nódoa ocorrer absorva o excesso de sujidade com um pano limpo não tingido e aplique um produto adequado.
  • Tapetes de algodão – Os tapetes mais pequenos podem ser facilmente limpos na máquina de lavar com um pouco de detergente neutro. Contudo, os tapetes de maiores dimensões vão exigir mais cuidados. Em alguns casos a lavagem manual é a mais indicada, pois este tipo de tapetes podem perder a cor ou desbotar com facilidade.
  • Outros tapetes de fibras naturais – Semanalmente aspire o tapete, não esquecendo de o fazer também no verso do mesmo. Limpe as nódoas imediatamente com um pano limpo.
  • Tapetes de fibras sintéticas – A limpeza deste tipo de tapetes é semelhante às dos tapetes de lã.
  • Tapetes de seda – Aspire semanalmente com uma potência fraca a moderada, pois trata-se de uma fibra muito sensível e frágil. A cada dois anos faça uma limpeza profissional, mas em empresas que sejam especializadas em tapetes antigos e deste tipo de materiais. Não use produtos químicos agressivos na sua limpeza, nem esfregue as nódoas.



Deixar Comentário