Dicas para acabar com os ácaros

Uma casa limpa, livre de poeiras e ácaros é fundamental para manter uma boa saúde. Não se trata apenas de uma questão estética, mas também de uma questão de prevenir alergias e outros problemas respiratórios mais graves.

É por isso importante conseguir controlar os ácaros e as poeiras que lhes dão origem. Este tipo de organismos normalmente gosta de viver em diversos tipos de tecidos, especialmente nas nossas camas. Sendo assim, o quarto é provavelmente o lugar mais importante para tentar erradicar os ácaros, uma vez que é nesta divisão que acaba por ter uma exposição significativa durante o sono.

As próximas dicas podem ajudá-lo a acabar com os ácaros na sua casa.

 

  1. Mantenha o quarto sempre arejado e com bastante luz solar durante todo o dia. Ar fresco e sol são dois poderosos aliados contra estas criaturas que só lhe provocam alergias.
  2. Um dos grandes perigos é o seu colchão. Por isso, use sempre uma capa para forrar o colchão e a almofada, mas não se esqueça de as lavar frequentemente.
  3. Lave e troque os lençóis e fronhas de almofadas frequentemente (aconselhamos pelo menos 1 vez por semana) e lave-as a elevadas temperaturas para matar toda a bicharada e bactérias. Em relação aos cobertores e edredons, estes devem ser substituídos e lavados quinzenalmente. No caso de ter animais em casa, aspire-os previamente.
  4. Se tem cortinas de tecidos mais pesados nas suas janelas, nunca se esqueça de as lavar frequentemente, pois acumulam muito pó e, consequentemente, ácaros. Aspire-as regularmente e lave-as a temperaturas elevadas, de acordo com a etiqueta de lavagem.
  5. Dedique alguma atenção à limpeza dos roupeiros e armários. Muitas vezes esquecemos que os roupeiros (e até as próprias roupas no seu interior) podem acumular pó e sujidade. Por isso, é importante que encontre estratégias para os manter bem limpos. Para facilitar a limpeza aconselhamos que coloque as roupas e acessórios dentro de sacos ou proteções próprias e mantenha a base do roupeiro pouco atulhada, pois vai poder limpá-lo mais facilmente.
  6. Limpe também regularmente os móveis da sua casa. O pó acumula-se no topo dos seus móveis, por isso limpe-os pelo menos semanalmente.
  7. Outra fonte de pó, sujidade e ácaros são os tapetes, que devem ser sacudidos, limpos e aspirados (ou varridos) regularmente. O mesmo se aplica a almofadas e travesseiros.
  8. Evite deixar pela casa objetos que acumulem pó e sujidade, como é o caso de livros, jornais, revistas, peluches, caixas e quadros. Se fizerem parte da decoração, então lembre-se de os limpar regularmente pois podem ser o ninho perfeito para os ácaros.



Deixar Comentário