Dicas para cuidar de mobiliário exterior

O mobiliário de exterior é frequentemente utilizado para a decoração de jardins, terraços e até varandas. Contudo, com algum tempo de uso e,por estar sujeito às condições atmosféricas exteriores, começa a ficar gasto e danificado. Problemas como manchas de ferrugem, bolor ou nódoas são frequentes neste tipo de móveis.

Torna-se assim essencial saber como cuidar e preservá-lo da melhor forma. Confira já de seguida algumas dicas e conselhos úteis para saber como cuidar de mobiliário exterior.

 

 

Embora este tipo de mobiliário já venha preparado de fábrica para suportar condições climatéricas mais extremas, a verdade é que ainda assim são necessários alguns cuidados. Afinal de contas, ficará exposto ao sol, a chuva e ao tempo, precisando ser mais resistente. Sugerimos os seguintes cuidados como alguns dos mais importantes:

  • Siga as recomendações do fabricante – Sabemos que faz parte do senso comum, mas a verdade é que, por vezes, não perdemos o devido tempo a ler as instruções que vêm com o produto. Contudo, uma das melhores formas de preservar o mobiliário de exterior é seguir as indicações que o fabricante disponibiliza no mesmo. Familiarize-se com as instruções do fabricante. O uso de produtos inadequados pode danificar o mobiliário e anular a garantia.
  • Leve limpeza – Uma limpeza regular é essencial para manter o mobiliário sempre bonito. Aconselhamos que use uma escova de cerdas macias, enxaguando de seguida com um pouco de água limpa.
  • Detergente neutro – Adicionalmente poderá juntar à água um detergente neutro, mas opte sempre por um que seja adequado para limpar móveis exteriores ou, em alternativa, um pouco de detergente para loiça suave e água morna. Use uma esponja ou escova de cerdas macias  para remover a sujidade agarrada, enxagúe com água limpa e para finalizar seque com um pano seco e limpo.
  • Químicos agressivos – Evite o uso de químicos agressivos que possam danificar os móveis. Detergentes com cloro, óleo de pinho, ou produtos de limpeza abrasivos, não devem ser utilizados na limpeza a menos que indicado pelo fabricante. Teste sempre os novos produtos numa área que fique mais escondida.
  • Cuidados com o bolor – Com uma pequena esponja esfregue ligeiramente e sempre com cuidado as zonas afetadas pelo bolor. Se o bolor estiver muito entranho poderá ser necessário usar uma lixa fina. Use sempre luvas durante todo o processo e nunca reutilize os materiais que usou na limpeza para não correr o risco de vir a espalhar o bolor noutras superfícies.
  • Proteção para o mobiliário – A melhor maneira de prolongar a durabilidade e beleza deste mobiliário exterior é através da prevenção. Sempre que não estejam em uso, opte por cobrir os móveis com uma proteção própria, que irá protegê-los dos danos da chuva, sol, geadas e vento.



Deixar Comentário