Dicas para limpar camurça

A camurça é um daqueles materiais que podem causar alguns problemas e dúvidas na hora da limpeza e conservação.

A camurça é um material muito delicado, pelo que necessita de alguns cuidados específicos para que não fique estragada. Por exemplo, roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios de camurça são delicados e bonitos, no entanto são muito fáceis de arranhar e manchar.

Mas não se preocupe, pois neste artigo vamos mostrar-lhe algumas dicas de como limpar camurça de forma simples e eficaz.

Confira-as, já abaixo!

Dicas de limpeza

Como com qualquer tipo de limpeza, para manter a camurça limpa a prevenção é sempre a melhor “arma”. E dizemos isto porque muitas nódoas são realmente difíceis de remover de camurça, pelo que se poderem ser evitadas melhor. Contudo, muitas vezes acontece algo imprevisível e lá cai uma nódoa na camurça e para essas situações siga as próximas sugestões de limpeza.

Limpar com uma escova:

  • À venda irá encontrar escovas próprias para a limpeza de camurça e que são muito eficazes na remoção de sujidades da superfície do material. Estas escovas têm geralmente um lado de de cerdas metálicas para remover detritos e um lado de cerdas de borracha para dar polimento.
  • Comece por utilizar a parte da escova com cerdas para remover todas as partículas de sujeira. Se a camurça também apresentar vincos ou arranhões, passar com a escova também vai ajudar a disfarçá-los e até pode mesmo conseguir removê-los.
  • Deve escovar na direção da sujidade para evitar danificar a delicada camurça. Evite também fazer muita pressão das cerdas metálicas no material.
  • Em alternativa a esta escova pode usar uma escova de dentes de cerdas duras, embora não seja tão eficaz.

Limpar com spray

  • À venda também pode encontrar sprays protetores próprios para camurça. Estes protegem a camurça de nódoas, mas apenas devem ser aplicados quando o material está perfeitamente limpo.
  • Borrife o spray sobre todo o item, tomando cuidado para não encharcá-lo. Deixe secar de acordo com as instruções da embalagem.
  • Use-o pelo menos uma vez por ano para manter a camurça em perfeita condição.

Limpar camurça molhada

  • A camurça deve ser molhada, mas se por acaso aconteceu e ficou bastante encharcada, então deverá ter alguns cuidados para minimizar os danos.
  • Pressione com uma toalha seca em ambos os lados da camurça e preencha com bastante papel (mas não jornal, pois mancha), para manter a forma.
  • Evite pulverizar perfume, colônia, spray de cabelo ou outros artigos que contenham produtos químicos que possam prejudicar a camurça.

 

Remover nódoas

  • A única situação em que deverá molhar a camurça é para a remoção de manchas mais problemáticas. Neste caso, para manter a uniformidade na coloração do calçado, você deve aplicar o procedimento na bota toda para que o desbotamento não seja perceptível.
  • Utilize a escova própria para aplicar uma pequena quantidade de água em todo o sapato e esfregue a área manchada. Coloque no interior papel para que não perca a forma ao secar.

Com estas dicas, limpar camurça torna-se uma tarefa muito mais simples e eficaz.




Deixar Comentário