Dicas para limpeza de pavimentos de madeira

Pavimentos de materiais naturais são muito bonitos, mas nem sempre simples de limpar e manter nas melhores condições.

No caso da limpeza de pavimentos de madeira existem dificuldades acrescidas, pois estão sujeitos a diversas limitações. Em contato com humidade podem aumentar ou diminuir de tamanho conforme o período do ano e as condições climáticas.

Ou seja, são absolutamente fundamentais alguns cuidados, de modo a evitar que a água ou produtos de limpeza os possam irremediavelmente danificar.

De seguida ficam algumas dicas para limpeza de pavimentos de madeira.

 

limpeza-madeira

 

O que não deve usar:

  • produtos muito agressivos e com aditivos corrosivos ou abrasivos. Este tipo de produtos podem fazer danos irreparáveis no pavimento de madeira, como riscos e manchas. Podem ainda deixar o pavimento mais baço e sem brilho à superfície.
  • ceras, pois acabam por formar uma película gordurosa na superfície do pavimento, o que acaba por torná-lo mais escorregadio. Quando não são bem aplicadas podem também manchar.
  • água em excesso. A madeira expande quando é molhada, o que pode causar danos e rachas. Uma boa alternativa é a limpeza a vapor, mas esta deve ser sempre feita por profissionais especializados.
  • produtos com amoníaco ou sabonetes de óleo também não são uma boa opção de limpeza.
  • esfregões ásperos (como palha de  aço) que possam fazer riscos na madeira e retirar as suas camadas protetoras.

Como limpar:

Tenha sempre o cuidado de aspirar ou varrer frequentemente o chão, de  modo a retirar todas as poeiras e sujidades, que para além do fator higiene podem também riscar o piso.  No caso de optar por aspirar, utilize sempre a escova adequada aos pavimentos de madeira.

Use sempre um pano macio e levemente húmido para retirar a sujidade e poeira que persiste depois de varrer ou aspirar. Certifique-se que já não existem poeiras ou particulas que possam riscar o chão, antes de passar o pano. E cuidado com o excesso de água na limpeza. Caso entorne ou use demasiada água em cima da madeira, aconselhamos que seque imediatamente para que a madeira não inche.

Se o pavimento de madeira tiver manchas mais difíceis de remover pode usar um pouco de acetona ou removedor de esmalte.

A prevenção é a melhor arma para manter os pavimentos de madeira impecáveis. Coloque sempre nas janelas cortinas e persianas, para proteger o chão dos raios nocivos do sol. Coloque também protetores nos pés dos móveis para evitar marcas permanentes no chão e riscos ao arrastá-los.




Deixar Comentário