Dimensão dos canos de abastecimento de água

Como calcular a dimensão dos canos de abastecimento de água

Para calcular com exactidão qual o melhor diâmetro para um cano de abastecimento de água temos de levar em conta alguns factores:

– comprimento do cano;

– tipo de cano;

– quantidade de curvas;

– vazão e pressão que conseguem suportar;

Nos prédios e habitações maiores, o custo vai ser acrescido e por isso é necessário que a contagem seja minuciosa e exacta, pois todos os cêntimos que economizamos no final da obra revelarão uma grande diferença. No caso de a obra ser pequena no máximo até 3 andares, pode optar por calcular a dimensão através do método dos pesos. Este método é feito através do tipo de peças da casa de banho que adquirir para o prédio.

Aparelho Peso
Sanita 40
Lavatório 0,5
Bidé 0,1
Banheira 1
Chuveiro 0,5

Por exemplo numa casa de banho em que contenha uma banheira, sanita, bidé e lavatório, é difícil que tudo funcione no mesmo espaço de tempo. Desta forma, vamos supor que irão funcionar ao mesmo tempo apenas a descarga da sanita e o chuveiro. Então o peso máximo será de 40,5. Com este valor vamos ver que tipo de de tubo seria ideal e fazendo as contas o melhor para este caso seria um tradicional tubo de 50 mm que equivale a um tubo de 1 ½”.

Vamos supor um banheiro onde existe uma bacia sanitária, bidé, lavatório e chuveiro. Deve ter atenção que os tubos feitos com PVC são caracterizados pelo diâmetro externo, por isso o tamanho 2” irá corresponder a um tubo de 60 mm e não de 50 mm. No ábaco os diâmetros são internos e em polegadas, por isto fique atento a este detalhe.

O calculo da dimensão dos tubos pelo método do peso funciona melhor em obras pequenas. Deve no entanto pedir apoio técnico ou consultar um profissional na área que pode ajudar a fazer os cálculos com melhor exactidão e escolher os materiais a utilizar, cada caso é um um caso.




Deixar Comentário