Eliminar e prevenir manchas de humidade por condensação

Manchas de humidade por condensação são muito inestéticas e, por isso, torna-se essencial saber eliminá-las e até preveni-las. Este tipo de manchas apresenta um aspeto irregular e com forma de bolor e cheiro a bafio. São muito frequentes, por isso, em locais mais húmidos, como é o caso das casas de banho e cozinhas, onde as actividades com água como o banho e a lavagem da cozinha são regulares.

Podem aparecer unicamente em pequenas zonas como os cantos da parede, na parte de dentro ou de fora de paredes e tetos. As paredes normalmente afectadas são as que estão viradas a Norte e Nordeste.

Este tipo de humidade nem sempre é muito fácil de detectar logo no início, sendo a prevenção de ainda maior importância neste caso.

 

 

A humidade por condensação tem tendência a surgir mais abundantemente por altura dos meses mais frios do ano e nas estações com ocorrência de chuva. Ou seja, a condensação dá-se com maior intensidade quando está frio e mais humidade no ar. O vapor de água vai formar manchas de humidade nos locais mais frios, como paredes e tectos.

Muitas pessoas olham para estas manchas apenas como um problema estético, mas se não fizer nada para as travar irá ter consequências mais sérias. Geralmente a solução é muito simples e barata.

Seguem-se algumas medidas preventivas e ideais para solucionar o problema:

  • Se a divisão é bastante húmida e a condensação começa a formar manchas na parede, então opte por melhorar a ventilação no espaço. Uma vez que é quando as temperaturas estão mais frias que a humidade por condensação também se forma mais, então a sua prioridade nestes períodos deve ser deixar o ar fresco circular para dentro da sua casa, pois este ar é mais seco e menos rico em vapor de água. Abra as janelas sempre que possível.
  • Evite a produção excessiva de vapor, especialmente em zonas como a cozinha e a casa de banho. Por exemplo: evite tomar banho com água demasiado quente e com a porta fechada; ao cozinhar tape sempre as panelas e ligue o exaustor; evite secar a roupa dentro de casa ou quando o fizer certifique-se que existe boa ventilação e use sempre um desumidificador em zonas em que existe maior probabilidade da formação de condensação.
  • Verifique também se a sua casa está bem impermeabilizada, principalmente se se tratar de uma construção mais antiga.
  • As manchas de humidade por condensação desaparecem com a aplicação de vinagre, que evita o seu reaparecimento.



Deixar Comentário