Faça você mesmo: porta de madeira com aspecto envelhecido

Portas de madeira envelhecida dão sempre imenso charme a qualquer decoração de um espaço. Contudo, uma porta de madeira maciça é dispendiosa, o que acaba por ser um problema.

Neste artigo vamos mostrar-lhe como conseguir dar um aspecto envelhecido a uma porta de madeira de forma mais barata e simples.

Confira as dicas e o passo a passo, já abaixo!

Passo a passo

Para este projecto vai precisar de alguns materiais e seguir o passo a passo.

Dificuldade: moderada

O que vai precisar:

  • Uma chave de fendas
  • plásticos, jornais ou um pano para proteger o chão
  • um pincel de nylon, um pincel grosso e um pincel fino de pintor
  • primer próprio para madeira
  • tinta ( escolha a cor que mais lhe agradar)
  • gesso
  • pano velho
  • esmalte (numa cor à sua escolha)
  • pente de granulação
  • vinagre
  • água
  • esmalte claro

Como fazer:

Deve fazer o projecto numa área bem ventilada, pois vai estar a usar muitos produtos químicos com cheiro forte. Não se esqueça também de preparar a divisão onde irá trabalhar. Coloque todos os materiais perto de si, para fácil acesso, e forre o chão com plásticos, jornais ou panos velhos, de modo a evitar que manche e fique estragado.

Comece por retirar a porta. Com a chave de fendas retire também as dobradiças e a maçaneta para que não fiquem manchadas de tinta durante o projeto.

Coloque a porta num sítio estável como um cavalete, mesa ou encostada à parede. Aplique duas demãos de primer na porta e deixe secar (aproximadamente 24 horas). Pinte a camada de fundo. Depois que secar, aplique outra camada. Deixe secar completamente (cerca de 24 horas).

Cm um pano limpo, aplique o gesso na camada de fundo. Não precisa de aplicar muito, basta uma camada bem fina. O gesso age como um aglutinante de tinta e se acumula levemente na textura da madeira. Use marcas irregulares ao invés de lisas.

Agora deve aplicar o esmalte fino. Pinte a porta com o esmalte e, de seguida, passe com um pincel grosso. Ao passar com o pincel vai estar a criar padrões no esmalte e a simular os veios da madeira. O esmalte deve agora secar por 4 horas antes de passar ao passo seguinte.

Pinte outra camada fina de esmalte sobre a porta. Passe, imediatamente, um pente de granulação sobre o esmalte com movimentos amplos, ligeiramente sobrepostos. Simule ao máximo a aparência dos riscos da madeira, mantendo todos os traços na mesma direção e usando formas naturais e linhas e curvas suaves.

Faça uma solução de 1 colher de vinagre com 2 copos de água. Espalhe algumas gotas pela porta e deixe secar. O vinagre vai ajudar a criar imperfeições, conferindo aquele aspecto envelhecido que queremos. Deixe o esmalte secando por cerca de 20 minutos e, em seguida, o lustre-o levemente com um pano macio. Deixe secar por 4 horas.

Agora, com o pincel fino mergulhado num pouco de esmalte, faça mais linhas a simular os veios da madeira. Lembre-se que a madeira deve ficar com um aspecto envelhecido e estes veios são perfeitos para ajudar a consegui-lo. Para ficar mais realista, contorne as pregas e saliências feitas pela água e vinagre. Deixe o esmalte secar por cerca de 4 horas.

Para finalizar, deve aplicar um selante como esmalte claro. Deixe secar completamente e depois volte a colocar a porta de madeira com aspecto envelhecido no sítio.




Uma resposta

Deixar Comentário