Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Cinzéis

cinzelEstes existem em grande variedade de formatos e tamanhos, todos com utilizações específicas. Para tarefas caseiras apenas são necessários três tipos básicos. O mais comum é o formão reforçado, que é uma combinação de um badame e de um escopro chanfrado. Pode ser visto como uma ferramenta de uso generalizado e possui uma lâmina forte de secção rectangular, concebida para trabalhos de dificuldade média.

 

CINZÉIS COM FINS ESPECIALIZADOS

O escopro chanfrado e o escopro de aparar têm lâminas mais finas do que os formões reforçados. O fio das lâminas é chanfrado ao longo do comprimento para melhor permitir um acesso a espaços mais pequenos e cantos e para se poder fazer pequenos cortes na madeira.
O badame é uma ferramenta sólida com muito aço junto ao cabo. Utilizado para cortar entalhes mais profundos a contrapelo, tem de ser capaz de aguentar pancadas de um maço sem ser danificado. Por esta razão, um badame com cabo de madeira pode ter uma faixa de metal no topo do cabo para evitar que haja uma racha. A grossura da lâmina de aço também permite que seja utilizado como alavanca para limpar os desperdícios do entalhe. Muitos cinzéis novos possuem cabos com polipropileno resistentes a danos e que podem ser martelados com um maço, ou mesmo com um martelo, sem provocar danos, dado que os cabos são praticamente inquebráveis. No entanto, utilize um escopro de aparar com uma lâmina fina apenas com a pressão das mãos.

 

SUGESTÃO PRÁTICA

• Certifique-se sempre de que o cinzel está bem afiado. Uma ferramenta que não o esteja necessita de uma maior pressão e escorrega com mais facilidade, possivelmente provocando um acidente.
• Não deixe os cinzéis na bancada pois as lâminas podem entrar em contacto com objectos metálicos. Pendure-os, coloque-lhes protecções nas lâminas ou mantenha-os envoltos num pano ou rolo de cabedal como os profissionais fazem.

 

LARGURA DAS LÂMINAS

Estas variam normalmente entre 3 e 25 mm em graduações de 3 mm. Após 25 mm, é normal as graduações aumentarem em 6 mm. A maioria dos carpinteiros domésticos acha que os 6 mm, 12 mm, 19 mm e 25 mm são suficientes para as suas necessidades.

 

TÉCNICAS DE CINZELAR

Tente sempre retirar o máximo que puder do excesso de madeira do corte antes de utilizar o cinzel. Por exemplo, retire a madeira com uma serra antes de limpar com um cinzel ou, quando cortar um entalhe, retire o máximo de desperdício possível e utilize o cinzel para limpar e alisar os lados para levar a cavilha.
Quando utiliza uma máquina de desbastar para cortar fendas e entalhes, alise as extre-midades rectangulares com um cinzel manual.
Lembre-se de cortar para fora da linha marcada quando estiver a cinzelar para que qualquer possível dano se verifique na madeira desperdiçada, cortando sempre na direcção contrária a si próprio para evitar qualquer ferimento. Trabalhe pacientemente e nunca se sinta tentado a fazer cortes que sejam demasiado grandes. O cinzel deve ser empurrado apenas com uma mão enquanto é guiado pela outra. Aparar com um cinzel é uma tarefa agradável e que requer habilidade, mas é essencial possuir uma ferramenta bem afiada. Um cinzel embotado pode escorregar e provocar muitos estragos por não ter a lâmina afiada.

Sem Comentários para “Cinzéis”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por:
Nome : Email :