cola-de-carpinteiroHá à venda uma enorme variedade de colas e de isolantes, alguns concebidos para utilizações específicas, colas de madeira e isoladores de banheiras por exemplo, e outros formulados para usos mais gerais. Necessita de uma boa selecção de colas e de isolantes na sua caixa de ferramentas, alguns dos quais só deve comprar quando realmente precisar, outros que deve guardar para casos de emergência.

 

COLAS PARA MADEIRA

A maioria dos projectos de madeira compostos por dois ou mais pedaços de madeira colados necessita de cola para madeira de acetato de polivinilo. O líquido branco seca depressa, perde a cor e tem a vantagem de o excesso de cola poder ser retirado com um pano húmido antes de secar.
Quando uma junta tem de resistir a condições de humidade, deve ser usada cola de madeira mais forte; se a junta necessitar de ser retirada no futuro, pode ser usada uma cola de madeira tradicional, como a cola animal ou a cola de peixe.

 

COLAS PARA DOIS LADOS

super-colaEstas colas podem ser usadas numa grande variedade de materiais e são muito úteis, uma vez que são fortes e podem preencher espaços entre duas peças, o que é frequentemente necessário quando se repara porcelana partida. Algumas colas para dois lados são mesmo adequadas para colar metal. Para os tipos de resinas epóxicas, as duas partes vêm em tubos separados e devem ser misturadas antes de usar; para os tipos acrílicos de dois lados, a cola é aplicada a uma face e o endurecedor à outra. Há também à venda versões de secagem rápida, embora o tempo de secagem dependa da temperatura; quanto mais quente melhor. Pode precisar de experimentar diferentes tipos quando tentar colar plásticos.

 

COLAS DE CONTACTO

Este tipo de cola é utilizada para ligar materiais em folha, por exemplo, para colar folhas de plástico laminado a um topo de madeira e para reparar couro. A cola é aplicada em ambas as superfícies e deixada secar até ficar pegajosa, sendo depois unidas as superfícies. Algumas colas de contacto permitem um pequeno ajustamento depois de as superfícies terem sido unidas; com outras, terá de acertar na posição correcta na primeira vez. Tenha cuidado quando utilizar colas de contacto baseadas em solventes, não fume e certifique-se de que possui uma ventilação adequada.

 

SUPERCOLAsuper-cola-1

Este tipo de cola tem a vantagem de secar quase imediatamente, por isso pode perfeitamente unir as duas partes em vez de colocar grampos ou pesos. Não possui quaisquer propriedades de enchimento de buracos e nenhuma flexibilidade quando seca, mas, mesmo assim, é extremamente útil. Certifique-se de que possui o agente de limpeza à mão caso fique com cola nos dedos.

COLAS ESPECIAIS

Algumas colas só devem ser compradas em caso de necessidade. Estas incluem:
• Cola de vidro que seca sob a acção da luz sem qualquer linha óbvia de cola.
• Cola de painéis, para unir derivados de madeira.
• Colas especializadas para papel de parede e azulejos.
• Colas para reparar PVC.
• Colas especializadas para colocar pavimentos macios.

 

SUGESTÃO PRÁTICA
• Quando usar a maior parte dos tipos de cola (as supercolas são a excepção), terá de colocar grampos para segurar as duas faces enquanto estas secam. Tenha os grampos já preparados antes de aplicar a cola, para que se certifique de que as duas partes (ou mais) ficam perfeitamente unidas.