Parafuso

O poder de fixação dos parafusos é maior do que o dos pregos e as peças aparafusadas podem facilmente ser retiradas sem danificar qualquer componente, excepto se também estiverem coladas. Aparafusar demora mais tempo do que pregar e é também um processo mais dispendioso, mas dará uma aparência de qualidade e de profissionalismo a qualquer peça.

 

TIPOS DE PARAFUSOS

Os parafusos mais utilizados em madeira são feitos de aço macio ou de metal, frequentemente com cabeças escareadas que podem ficar planas ou elevadas. Existem muitos tipos de acabamentos, desde o crómio, utilizado para fixações interiores como as dos espelhos, ao zinco, que resiste à ferrugem.
Os parafusos de metal não enferrujam e são normalmente utilizados em madeiras como o carvalho, onde o aço provocaria manchas azuis devido ao ácido tânico da seiva.

 

parafusos-para-paredes-ocasParafusos para paredes e portas ocas

Permitem que o parafuso seja introduzido numa parede ou porta ocas, superfícies em que um parafuso normal não teria onde fixar-se. O parafuso é introduzido num buraco previamente aberto e, quando aparafusado, o revestimento exterior encolhe e encosta à face interior da parede ou painel, para o fixar.

 

 

parafuso-sextavadoParafusos sextavados

Em geral, os parafusos necessários para a montagem de kits de mobiliário vêm incluídos no mesmo. Para apertar parafusos de cabeça sextavada pode necessitar de uma chave própria. Esta é ajustada à ranhura hexagonal da cabeça do parafuso e, em seguida, rodada. Se não vier com o produto pode adquirir um conjunto com vários tamanhos, a um preço acessível.

 

TAMANHOS E PADRÕES DAS CABEÇAS DOS PARAFUSOS

Existem vários tipos de cabeças de parafusos para instalação manual ou com berbequim. O mais comum no trabalho com madeira é o parafuso de cabeça fendida, seguido pelo de cabeça philips e pelo pozidriv, tendo ambos um padrão em cruz na cabeça para colocação da chave de fendas. Uma pequena selecção de chaves de parafusos de fendas, philips e pozidriv, satisfará todas as suas necessidades. As chaves de fendas para parafusos de fendas podem ser afiadas numa pedra de amolar para recuparem a sua forma original, se necessário. Nunca utilize uma chave de fendas demasiado pequena, porque pode danificar a lâmina e o parafuso. Os tamanhos dos parafusos são complexos, combinando o diâmetro com 0 comprimento: por exemplo, existem parafusos com 40 mm de comprimento e 8 de diâmetro.
Não há necessidade de nos determos muito sobre o tamanho dos parafusos, basta referir que os diâmetros variam entre 1 e 14 e que os mais utilizados são os entre 6 e 10 (12-50 mm). Geralmente, não se encontram tamanhos métricos nos parafusos, embora se comecem a usar alguns.

 

SUGESTÕES PRÁTICAS

• Quando apertar parafusos em madeiras duras, faça um furo piloto ligeiramente mais pequeno que o diâmetro do parafuso para facilitar a passagem do deste.

• Quando enroscar parafusos de latão, primeiramente deve montar o projecto com parafusos de aço do mesmo diâmetro e comprimento. O latão é muito macio e os parafusos podem deformar-se se tiverem de fazer o sua próprio orifício.