plainasplainas 3

A madeira por aplainar é conhecida por “madeira de serração” e vem em tamanhos de 50 x 25 mm ou de 100 x 50 mm, por exemplo. Apesar da pronta disponibilidade da madeira preparada (aplainada), o entusiasta da bricolage deve aprender a usar, pelo menos, uma plaina manual para atingir este objectivo – para esculpir encaixes e faces para encaixe e para a limpeza geral das superfícies de madeira.

UTILIZAR PLAINAS

Ao utilizar plainas manuais para remover a madeira, um principiante obterá uma melhor compreensão das características da madeira a ser trabalhada. A variedade mais usada é uma pequena plaina de desbaste ou uma plaina de acabamento.
Os exemplos de boa qualidade são suficientemente pesados para evitar o “arranhar” que ocorre quando a plaina escapa da superfície da madeira sem cortar adequadamente.

TÉCNICAS MANUAIS DE APLAINAR

O peso corporal tem um papel importante na técnica de aplainar. Coloque o seu corpo com as ancas e os ombros alinhados com a plaina e os pés confortavelmente afastados um do outro.
No princípio do trabalho, exerça pressão na pega da frente da plaina, passando para uma pressão menor no meio do trabalho e terminando por aplicar a maior parte da pressão na parte de trás da plaina no final da tábua.

APLAINAR PRANCHAS E CORTES TRANSVERSAIS DE MADEIRA

Uma plaina de ferro inteiriço é frequente-mente utilizada para aplainar madeira cortada transversalmente porque a sua lâmina é colocada a um ângulo baixo que corta as fibras da madeira. Para evitar rachar as extremidades da madeira, trabalhe-a a partir de cada lado em direcção ao centro.
Uma técnica útil para aplainar tábuas largas é a de trabalhar na diagonal ou em ângulos rectos, no sentido dos veios da madeira. Este método removerá o material eficazmente. Para o acabamento, será necessário fazer cortes para obter uma superfície mais lisa.

CORTE EM CHANFRO

Esta é normalmente uma operação rápida, mas é fácil entusiasmarmo-nos. Por isso, FAZER CHANFROS para obter precisão, marque sempre a extensão do chanfro desejado com um lápis ou com um x-acto antes de aplainar.

PLAINA ELÉCTRICA

As plainas eléctricas podem ser perigosas em funcionamento, por isso deve segurar a ferramenta com ambas as mãos e mantê-la em movimento para que não corte durante muito tempo no mesmo local. Uma plaina eléctrica também pode ser utilizada no sentido dos veios da madeira de tábuas largas para resultados rápidos, desde que o acabamento final seja feito à mão. Embora a plaina eléctrica seja muito rápida, a versão manual raramente dá a qualidade de acabamento que pode ser obtida com uma plaina de bancada bem afiada e instalada.

AGUÇAR OS FERROS DA PLAINA

Aplinue uma camada de óleo na pedra de afiar a óleo e encoste o chanfro da lâmina à pedra. Segure a lâmina a 35o na pedra de afiar a óleo e mantenha um ângulo constante enquanto a movimenta para trás e para a frente na pedra. Já existem placas de afiar fixas, que mantêm o ângulo exacto, mas a maioria das pessoas aprende a afiar manualmente em pouco tempo. Coloque a parte de trás da lâmina na pedra e esfregue lentamente o pó formado pelo processo de afiação. Limpe qualquer desperdício do interior da plaina antes de a tornar a montar e aplique uma gota de óleo nas peças que se movem do mecanismo de ajuste.

SUGESTÕES PRÁTICAS
• As plainas mais baratas servem frequentemente para diminuir o entusiasmo devido ao mau desempenho. Compre sempre a melhor que puder e mantenha-a bem afiada.
• Verifique se o gume está afiado e ajustado cada vez que a plaina for usada – e certifique-se de que a madeira a ser aplainada está bem segura.