roloSe tiver pressa, um rolo será uma peça indispensável no seu kit de decoração. Se já tiver um cabo, terá simplesmente de comprar os rolas de substituição.
Utilize rolos com pêlo curto para superfícies macias e para aplicar tinta brilhante. Os rolos com pêlo de tamanho médio funcionam bem em superfícies macias e levemente texturadas e com tinta de emulsão normal. Utilize rolos de pêlos compridos em superfícies ásperas, irregulares e texturadas.

Os rolos são fantásticos para cobrir áreas multo amplas de paredes ou tectos, rápida e uniformemente. Consistem de uma cobertura que é encaixada num eixo metálico ou armação, presa a um punho.
A maioria das coberturas é de pele de ovelha (verdadeira ou sintética), ou de espuma. A pele de ovelha absorve multa tinta, mas a menos densa é mais facilmente manuseada. As coberturas de espuma são menos eficazes, pois tendem a deixar bolhas na superfície.
Os rolos são utilizados com um tabuleiro – normalmente de plástico, que possuem uma área estriada para escorrer a tinta. Geralmente os conjuntos de rolo e tabuleiro são muito económicos e, embora a qualidade possa não ser das mais elevadas, pode sempre deitá-los fora quando terminar o trabalho de pintura. Contudo, se for uma pessoa mais preocupada com o aspecto ecológico, adquira um conjunto de boa qualidade e lave-o bem quando terminar.
Há cabos de acrescento para rolos, para a pintura de tectos e soalhos, bem como outros tamanhos e formatos de rolo, incluindo um mini-rolo num punho comprido para a pintura atrás de radiadores, rolos angulados para pintura em cantos e rolos de esponja grossos para tinta de esmalte ou casca de ovo, para áreas lisas mais amplas como, por exemplo, portas e painéis de casa de banho.