X-acto

X-acto2

O instrumento cortante mais comum e útil para uma utilização geral é de longe o x-acto, que tem lâminas de substituição no cabo. Esta ferramenta é indispensável em qualquer oficina e pode ser utilizada para muitos fins, incluindo a marcação.
Outra ferramenta muito útil na oficina é o bisturi. Mais delicado e cortante do que um x-acto, um bisturi é ideal para cortar moldes e particularmente útil para limpar cortes dentados em trabalhos gravados e recortados. Os bisturis são feitos com uma grande variedade de cabos e possuem lâminas de substituição.

INSTRUMENTOS CORTANTES VARIADOS

As espátulas, por vezes, também se encontram na caixa de ferramentas do entusiasta de bricolage.Têm extremidades especiais nas lâminas para tornar o “corte” mais simples. Isto significa retirar a espátula do trabalho sem danificar a massa de vidraceiro que está a ser aplicada num vidro de janela ou numa modura, por exemplo.
A betumadeira é uma ferramenta familiar aos decoradores, que tem uma lâmina flexível de aço com têmpera de mola que é ideal para forçar material macio, como massa de madeira, em furos de nós, fendas e rachas na madeira e enchedor de gesso nas fendas das paredes. Estas existem numa grande variedade de formatos e de tamanhos e são normalmente confundidas com as espátulas, que têm lâminas mais grossas e menos flexíveis.

SUGESTÕES PRÁTICAS

• Nunca utilize um bisturi ou x-acto fazendo demasiada pressão. A lâmina pode partir-se e os pedaços voarem em direcção aos seus olhos desprotegidos.
• Coloque sempre a mão que não está a segurar na lâmina atrás desta. Isso evita ferimentos se a lâmina escorregar.